Horário flexível e custo acessível alavancam educação a distância

18/12/2018 15h45 | por Ana Luzia Mikos
Programa de Rádio Assembléia entrevista Luciano Penteado.

Programa de Rádio Assembléia entrevista Luciano Penteado.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa de Rádio Assembléia entrevista Luciano Penteado.

A flexibilidade de horário e o valor mais acessível do que um curso presencial são as vantagens que têm contribuído para o aumento dos cursos a distância. Um salto expressivo. A norma que atualizou a legislação sobre a regulamentação do ensino a distância no Brasil (Decreto n.º 9.057, de 25 de maio de 2017) promoveu um crescimento de 133% nos polos EAD. Antes, eles eram 6.583 e passaram a 15.394 em maio de 2018, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Quem analisou essa expansão no programa da Rádio Assembleia desta terça-feira (18) foi o diretor comercial da Faculdade Educacional da Lapa (Fael), Luciano Penteado. “É uma oportunidade para quem teve de interromper seus estudos, o seu crescimento profissional. Muitos pais de família que saíram para o mercado de trabalho muito cedo sem concluir o estudo acadêmico. Eles cresceram e chagaram a um teto, um limite na carreira onde tiveram de buscar uma complementação acadêmica para crescer mais”, comentou.

O Censo da Educação Superior, coletado em 2016 e publicado no segundo semestre de 2017, mostra que o perfil principal de estudantes desta modalidade é do sexo feminino, estuda algum curso de licenciatura na rede privada e tem, em média, 27 anos. “Muitas são mães de família, que tiveram seus filhos, criaram, e querem retornar ao mercado de trabalho. Mas não estão mais acostumadas a sentar no banco escolar tradicional e buscam essa alternativa com flexibilidade de horário e que é mais acessível financeiramente”, acrescentou.

Apesar de o número absoluto de estudantes em cursos de graduação presencial (2.142.463) ainda ser superior ao da educação a distância (843.181), o número de matrículas variou positivamente em 297,3% entre 2006 e 2016.

Variedades – O programa da Rádio Assembleia, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. Pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.