Impactos da Operação Carne Franca serão debatidos em audiência pública na Alep, na terça-feira (11) A desconfiança do mercado em relação à carne produzida no Brasil trouxe graves reflexos econômicos, desempregando inúmeros trabalhadores do setor.

06/04/2017 14h12 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos:

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.


A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoverá na próxima terça-feira (11), a partir das 9 horas, em seu Plenarinho, uma audiência pública que debaterá a “Operação Carne Fraca”, recentemente desencadeada pela Polícia Federal, para buscar esclarecimentos técnicos e para discutir os seus impactos para a economia do Paraná e do Brasil. A audiência foi convocada pelo presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Alep, deputado Marcio Pauliki (PDT), em parceria com os deputados Nelson Luersen (PDT), da Frente Parlamentar do Transporte Rodoviário de Cargas; Pedro Lupion (DEM), da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Anibelli Neto (PMDB), do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar.

A “Operação Carne Fraca” causou desconfiança no mercado externo em relação à carne produzida no Brasil. Além disso, o desemprego tomou conta do mercado deste segmento. “Precisamos debater com a sociedade os rumos desta operação e os critérios técnicos adotados. O impacto na geração de emprego e renda é preocupante”, afirma o deputado Pauliki. Ele defende que os fatos sejam apurados e averiguados pelo polícia, Ministério Público e Poder Judiciário. “Mas não devemos cometer a injustiça de arrastarmos todos os produtores e empreendedores para o mesmo lugar”, pondera. “O assunto é tão importante que conseguimos reunir duas comissões, uma frente parlamentar e um bloco parlamentar para tomar a iniciativa de debater esse assunto”, ressalta o deputado Anibelli Neto.

Representantes de diferentes setores envolvidos com o assunto devem participar da audiência pública, como da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), da Emater, da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), da Vigilância Sanitária Estadual, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná,  da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, da Associação Paranaense de Suinocultura, Associação Paranaense de Supermercados, Associação Paranaense de Avicultura, Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado, do Ministério da Indústria e Comércio, Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal e Ministério Público estadual e Ministério Público federal.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação