Incentivo ao turismo religioso entra em pauta na Assembleia, na próxima segunda-feira (25)

21/02/2013 15h11 | por Jornalistas: Nádia Fontana e Luiz Alberto Pena.
Deputado Anibelli Neto (PMDB) quer mais incentivo ao turismo religioso.

Deputado Anibelli Neto (PMDB) quer mais incentivo ao turismo religioso.Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Anibelli Neto (PMDB) quer mais incentivo ao turismo religioso.
O projeto de lei nº 129/12, de autoria do deputado Antonio Anibelli Neto (PMDB), que dispõe sobre a instituição de diretrizes para o turismo religioso no estado do Paraná, começa a ser debatido em Plenário, pela Assembleia Legislativa, na sessão ordinária da próxima segunda-feira (25). Nesta reunião plenária serão também votadas outras cinco proposições, todas em redação final, e mais as 40 indicações parlamentares que estão relacionadas na Ordem do Dia – a pauta dos trabalhos da sessão.

Segundo Anibelli Neto, que é presidente da Comissão de Turismo do Legislativo estadual, o objetivo da proposta é instituir diretrizes para o turismo religioso no estado, “que se caracteriza pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas”. O parlamentar destaca que esse segmento é, ao lado do turismo cívico, do turismo étnico e do turismo místico e esotérico, um dos grandes nichos do turismo cultural no Brasil. “Anualmente, no país, são realizadas cerca de 8,1 milhões de viagens domésticas com finalidade religiosa. Além disso, o país recebe ao ano aproximadamente 25 mil turistas estrangeiros movidos pela fé”, informa.

Investimentos – O projeto de lei de Anibelli prevê que o Poder Público deverá atuar na consolidação da modalidade turística, tomando-a efetivamente como importante fator de desenvolvimento sustentável, de distribuição de renda, de geração de emprego e da conservação do patrimônio natural, cultural e turístico paranaense, priorizando investimentos em implantação de infraestrutura básica nas diferentes localidades turísticas.

Isto se daria, por exemplo, com a construção e com a mais adequada conservação de terminais rodoviários e aeroportos; a melhoria considerável do transporte intermunicipal interligando as localidades atrativas; a implantação de sinalização turística de caráter informativo e educativo; a preservação e restauração de santuários e monumentos; entre outras providências. As iniciativas de incentivo ao turismo religioso não excluem, naturalmente, a participação da iniciativa privada, que atuaria de forma integrada como agente complementar de financiamento em infraestrutura e demais serviços necessários. Segundo Anibelli Neto, o projeto trará ainda mais crescimento para o estado, a partir dos investimentos nas regiões que promovem a atividade, especialmente no interior paranaense. “Como temos festividades, datas e feriados religiosos, marchas e diversos eventos com objetivos religiosos, precisamos também pensar em beneficiar a população local com geração de empregos e com investimentos nas cidades”, acrescenta.