Incentivo ao uso da bicicleta deve se transformar em política pública Projeto aprovado na Alep prevê campanhas de conscientização e financiamento a programas, inclusive para implantação de novas ciclovias.

06/04/2016 17h00 | por Kharina Guimarães
Deputado Schiavinato (PP)

Deputado Schiavinato (PP)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Schiavinato (PP)

O incentivo ao uso da bicicleta com foco na implantação de um sistema de mobilidade urbana sustentável pode se transformar em política pública no Paraná. Na sessão plenária desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa, os deputados aprovaram em primeira discussão o projeto de lei nº 391/2015, do deputado Schiavinato (PP). A proposta que teve 39 votos favoráveis autoriza o governo a instituir a Política de Mobilidade Sustentável, priorizando a utilização de meios de transporte não motorizados.

A ideia é estimular ações e projetos para melhorar as condições de deslocamento dos ciclistas, integrar as ciclovias ao transporte público urbano, promover campanhas educativas e facilitar o financiamento de projetos para implantação de novas ciclovias. Schiavinato ressaltou que a nova política vai melhorar a infraestrutura para quem já usa transportes alternativos. “É importante você ter condições através do sistema público de estimular a comunidade a usar a bicicleta. Hoje, a comunidade já o faz por livre iniciativa. Existem vários grupos que se reúnem no fim da tarde, fim de semana e circulam pelo interior em locais até não adequados à bicicleta. Um projeto como esses procura fazer com que sejam oferecidos programas para organizar a sociedade e facilitar a mobilidade usando a bicicleta”.

Além dos benefícios para o meio ambiente, com a redução da emissão de poluentes, o deputado destaca que o trânsito e a saúde da população também devem melhorar consideravelmente. “Quando você tem a implantação de uma ciclovia e tira o condutor do veículo da rua e coloca em uma bicicleta, você ajuda no estado físico das pessoas e desafoga o trânsito caótico que temos nas grandes, médias e pequenas cidades. O uso da bicicleta vai ser muito importante”.

Inspiração – O projeto que tramita no Legislativo foi inspirado na experiência de Schiavinato à frente da Prefeitura de Toledo, no Oeste do Paraná. A cidade tem 46 quilômetros de ciclovias modernas e contou com seis estações do “Programa Tô Pedalando”, que disponibilizava bicicletas públicas para a população. O programa segue um modelo europeu e recebeu recursos da agência francesa de financiamento. Toledo foi premiada nacionalmente pela iniciativa.

Ouça o Podcast relacionado