“Inovar significa melhorar processos e a vida das pessoas”, diz deputada Márcia Huçulak (PSD) Parlamentar usou como exemplos positivos de inovação a reabertura da UPA Fazendinha e a Connect Week.

20/06/2023 17h38 | por Assessoria Parlamentar

"O poder público tem um papel fundamental em criar as condições e implementar ações necessárias para melhorar a vida da população”, disse em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A inovação e incorporação de novas tecnologias precisam ser constantes a fim de promover o desenvolvimento necessário aos serviços públicos.

A avaliação é da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), que colheu dois exemplos positivos recentes: 1) a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha, ocorrida na sexta-feira passada, que passa a atender no conceito de Saúde 4.1; e 2) a Connect Week, promovida pelo governo do estado, a fim de estimular a inovação nos municípios.

“O poder público tem um papel fundamental em criar as condições e implementar ações necessárias para melhorar a vida da população”, disse em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira.

“A inovação não tem só a ver com tecnologia”, afirmou. “Muitas vezes inovar significa melhorar processos, melhorando assim a vida das pessoas”.

Unidade

A deputada lembrou que a unidade teve um papel fundamental durante a pandemia de covid-19, quando teve suas funções alteradas e passou a funcionar como retaguarda do Hospital do Idoso.

Entre novembro de 2020 e abril de 2023, a unidade atendeu nesse modelo 3.534 pacientes, o que ajudou a garantir atendimento na cidade a todos os que necessitaram.

Reformada, a UPA reabriu na semana passada com novos serviços e processos de atendimento, além dos tradicionais de pronto atendimento (urgência e emergência médicas). Integrou-se, por exemplo, à Central Saúde Já.

Além disso, uma hotline especial encaminhará a fila virtual dos pacientes encaminhados à UPA; o paciente receberá links diretos para continuidade de videoconsultas; há espaço e cabines adequadas para videoatendimento; entre outras funcionalidades.

Tudo isso visa a agilizar os atendimentos e demandas, com toda segurança e qualidade para pacientes e servidores da saúde.

A deputada destacou que esse tipo de iniciativa vem fazendo parte da gestão municipal nos últimos anos, graças à visão do prefeito Rafael Greca.

Encontro

Sobre a Connect Week, Márcia Huçulak destacou ações como o wi-fi público e o Inova Juro Zero, programa de financiamento voltado a empresas.

É preciso que mais cidades incorporem a ideia e passem a investir mais em inovação.

Nesse sentido, a Connect Week, que segue ao longo desta semana, é uma oportunidade para que gestores públicos tenham acesso a um amplo portfólio de oportunidades.