Inscrições do vestibular indígena seguem até 7 de dezembro

18/11/2020 13h59 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) chamou atenção nesta quarta-feira (18), que se encerram no próximo dia 7 de dezembro as inscrições gratuitas do 20º vestibular dos povos indígenas, que neste ano é organizado pela Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP). As provas serão nos dias 11 e 12 abril de 2021.

Romanelli é autor da lei 15.759/2007 que prevê a concessão de bolsa auxílio aos estudantes indígenas das universidades públicas. A bolsa, no valor de um salário mínimo, se estende do início ao final do curso e será acrescida de um quarto desse valor se o estudante indígena possuir família.

“A bolsa-auxílio significa a garantia mínima de estabilidade financeira, para os índios universitários viverem em um centro urbano, na busca da ampliação dos conhecimentos e com o amparo do poder público”, destaca. 

Cursos - As inscrições do vestibular podem ser feitas no portal da UENP e podem participar estudantes indígenas que tenham concluído o ensino médio e que não possuam curso superior. As vagas são para cursos de graduação ofertados pelas sete universidades estaduais - UENP, UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro e Unespar - e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No caso da escolha de um curso ofertado pelas universidades estaduais, o candidato deverá comprovar que pertence à uma comunidade indígena do território paranaense.

O processo de inscrição é totalmente eletrônico. O candidato deve preencher o formulário de inscrição e anexar a autodeclaração e a carta de recomendação assinadas, respectivamente, pelo candidato e pelo cacique da comunidade. Na sequência, o interessado deverá preencher o questionário socioeducacional e indicar a universidade em que pretende concorrer em primeira opção.

As provas serão realizadas em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Curitiba. Candidatos que não residem nas terras indígenas ou nos municípios relacionados, farão as provas em locais indicados pela Comissão Organizadora do processo seletivo. O conteúdo cobrado é o abordado no Ensino Médio.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação