Investimentos do Prodetur Privilegia Região Oeste

23/06/2005 17h05 | por Marcia Godinho
O Paraná, a exemplo dos outros estados do Sul, ingressará no programa que destina investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o setor turístico. A proposta do governo do Estado, aprovada em segunda discussão na Assembléia Legislativa, destinará inicialmente investimentos ao setor turístico da região de Foz do Iguaçu e não mais a todas cidades previstas anteriormente. O programa é uma iniciativa do governo federal com o objetivo de reestruturar e diversificar as atividades econômicas dos municípios com cadastro e certificado de potencial turístico reconhecido pelo Ministério do Turismo. No Paraná, além dos US$ 60 milhões que o governo do Estado poderá contratar, haverá ainda outros US$ 40 milhões oriundos da União.Os trabalhos na Assembléia Legislativa na última terça-feira se estenderam até mais tarde por conta das discussões em torno do requerimento apresentado pelo deputado Dobrandino da Silva pedindo a votação em bloco das emendas que reivindicavam a inclusão das outras regiões na destinação dos recursos. Com apenas 10 votos contra, as emendas foram votadas em conjunto e reprovadas. Os deputados estaduais que fizeram coro a distribuição dos recursos do Prodetur para outras cidades além da região Oeste, foram: Luiz Carlos Martins, José Domingos Scarpellini, Barbosa Neto, Élio Rusch, Jocelito Canto, Pedro Ivo, Plauto Miró, Valdir Rossoni, André Vargas e Valdir Leite.Ribeirão Claro e Carlópolis, no Norte do estado, com as potencialidades e certificados turísticos reconhecidos foram algumas das cidades excluídas no programa.