“Juro zero” para os atuais beneficiários do Tarifa Rural Noturna é solicitado por deputada

26/04/2021 16h08 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputada Luciana Rafagnin (PT).

Deputada Luciana Rafagnin (PT).Créditos: Thea Tavares

Deputada Luciana Rafagnin (PT).

Uma das medidas anunciadas pelo Governo do Estado para compensar os agricultores familiares pelo fim do subsídio da Tarifa Rural Noturna é a possibilidade de “juro zero”, através do programa Banco do Agricultor, ainda a ser lançado, para financiar investimentos em fontes de energias renováveis na propriedade. Acontece que quem contratou financiamento para esse fim anteriormente, especialmente em 2020, a partir do “aviso prévio” anunciado pelo Governo para a extinção do programa Tarifa Rural Noturna, que concede descontos na conta de energia elétrica dos produtores rurais entre às 21h30 e 6h, não terá o mesmo favorecimento.

Por isso, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), que é líder do Bloco Parlamentar de Apoio à Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Paraná, solicita ao Governo, em documento encaminhado ao secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que fique atento a essa situação e já contemple também, na elaboração das regras para o Banco do Agricultor, esses casos.

“É importante estender o benefício de juro zero aos agricultores familiares que recentemente investiram nesse cuidado e na geração de energia renovável e se apressaram em fazer isso pela perspectiva da extinção do programa anterior”, disse a deputada Luciana. “Não custa o Governo já contemplar essa parcela de produtores que adotou tecnologias de conservação, visto que esse é o objetivo do Governo quando incentiva e facilita o financiamento através de linhas específicas de crédito”, completou.

Os descontos proporcionados pelo programa da Tarifa Rural Noturna beneficiam produtores de aves de corte, de suínos, das práticas que envolvem aquicultura e da produção de leite, muito dependentes do consumo de energia para viabilidade da atividade agropecuária, geração de trabalho e renda na agricultura familiar.

Recuperação da PR-446 - Em outro requerimento, protocolado na Assembleia Legislativa, a deputada Luciana solicita urgência nas obras de recuperação e conservação da PR-446, entre Bituruna e Porto União. No documento, endereçado ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Fernando Furiatti Saboia, a deputada informa que o trecho em questão encontra-se em “condições lastimáveis” de trafegabilidade e chama a atenção para o fato de que essa situação compromete, inclusive, o uso da rodovia pelos moradores da região.

“De imediato, são extremamente necessárias obras de recuperação da pista e do acostamento”, diz o documento. A parlamentar reforça também que, futuramente, será importante que se realizem estudos para asfaltamento desse trecho e que tal medida contribuirá para um melhor escoamento da produção agrícola da região.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação