Kielse Encabeça Movimento Pró-viadutos e Trincheiras Para o Projeto da Linha Verde Em Curitiba

18/03/2008 13h42 | por Carlos Reiss / 41 9925-4221 / carlosreiss@gmail.com / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO CLEITON KIELSE (PMDB)
O deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) apresentará, nesta semana, requerimento junto à Assembléia Legislativa solicitando reunião emergencial com a cúpula da regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes (DNIT). O objetivo é provar os malefícios ao trânsito de Curitiba com a falta de trincheiras e viadutos no projeto original da Linha Verde. Kielse afirmou que o projeto não contempla obras essenciais de viadutos, com suas alças e passagens, prejudicando o trânsito nos horários de tráfego pesado. "A falta desses viadutos, a presença de tantos semáforos e a entrada dos biarticulados na Linha Verde farão com que o trânsito fique paralisado por pelo menos uma hora e meia nos horários de pico. Esta é a razão do movimento pró-viadutos", previu o parlamentar. O deputado pretende acelerar o processo de alteração do projeto, já que as obras estruturais desses viadutos devem ser iniciadas o quanto antes possível. "Com o início da pavimentação de trechos da Linha Verde, fica impossível refazer as fundações", explicou Kielse. Ele criticou ainda o argumento de que viadutos são para BRs e deixam a cidade feia. "Esta cidade necessita de ruas pavimentadas, equilíbrio urbano, praças bonitas e também viadutos e trincheiras, por que não?", questionou. Para Kielse, desafogar o trânsito nos pontos de passagens ligados à Linha Verde são fundamentais para o sucesso da obra. "Estamos ponderando também o número de veículos que trafegam na região e a concentração dos biarticulados. A construção de viadutos são fundamentais em cruzamentos problemáticos, por exemplo, nas ruas Fagundes Varela, Salgado Filho, Brigadeiro Franco, XV de Novembro e na Vila São Pedro", completou.Segundo o deputado estadual, o objetivo não é criticar ostensivamente o programa do prefeito de Curitiba, Beto Richa. "Queremos facilitar as alternativas para melhoria do trânsito na capital. Porém, não há necessidade de ser engenheiro ou arquiteto para afirmar que o aumento de 5% a 8% no número de veículos por ano trará caos ao trânsito na Linha Verde, na forma que ela está projetada. Imaginem daqui a 5 anos", explicou o deputado. Na semana passada, Kielse solicitou ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) informações sobre a projeção de veículos que trafegam nas principais avenidas de Curitiba e uma estimativa de tempo em que os semáforos atrasam o trânsito na capital.