Lançamento de livro sobre José Richa reúne grande número de políticos na Assembleia Legislativa

19/05/2014 20h33 | por Sandra C. Pacheco
Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná

Fachada da Assembleia Legislativa do ParanáCréditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná
Em evento que contou com as presenças do governador Beto Richa (PSDB) e dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Álvaro Dias (PSDB), ex-governadores, lideranças políticas de vários partidos, autoridades dos três Poderes e representantes de variados segmentos da sociedade, foi lançado na tarde desta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa, o livro “José Richa – imagens e história de um político de verdade”. A obra foi organizada pelo Instituto Teotônio Vilela – seção Otto Bracarense Costa, órgão de estudos do PSDB, com fotos de Ivan Bueno, profissional que acompanhou Richa nas campanhas e durante sua passagem pelo Palácio Iguaçu.

O ato de lançamento, conforme requerimento apresentado pelo líder do Governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), ocorreu no Plenário da Assembleia, completamente lotado, e a sessão de autógrafos no Espaço Cultural da Casa. A trajetória política de José Richa, que foi deputado federal, prefeito de Londrina, governador do Estado e senador da República, foi lembrada por correligionários e outros políticos que com ele conviveram e dividiram momentos históricos como a campanha pelas Diretas-Já.

O presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), abriu a solenidade destacando que a Assembleia sempre abriu as portas para a realização de eventos como esse: “Muito nos honra abrigar manifestações culturais que contribuem para a preservação da história do Paraná e das personalidades que se destacam ou se destacaram na construção do nosso Estado”. O coordenador de marketing político do Instituto Teotônio Vilela, Wilson Matos, falou sobre a importância da figura humana e política de José Richa.

O senador Aécio Neves lembrou passagens da vida política do homenageado, das lutas que ele empreendeu ao lado de seu avô, Tancredo Neves, de Franco Montoro, Leonel Brizola e outros. A eleição dos quatro em 1982 foi considerada pelo senador mineiro “o primeiro passo para a reconciliação do Brasil com a democracia e a liberdade”. A última fala foi do governador Beto Richa (PSDB), que fez um emocionado pronunciamento sobre os exemplos que recebeu do pai e sobre a grande responsabilidade de levar adiante o seu legado de honradez e integridade.

Rossoni ainda entregou ao governador a menção honrosa “in memoriam” a José Richa, pelo trabalho de toda uma vida em favor do Paraná. Entre as autoridades que prestigiaram o lançamento do livro estavam os ex-governadores Jaime Lerner, Mário Pereira e Paulo Pimentel, o ex-ministro Euclides Scalco, os deputados paulistas Bruno Covas e Marcelo Duarte, a ex-vice-governadora Emília Belinati, secretários de estado, prefeitos e vereadores.

Homem de diálogo
– Para o deputado Caíto Quintana (PMDB), ex-presidente da Assembleia legislativa, Richa teve um papel importante no processo de redemocratização do país: “Sua forma de agir permitiu a unificação com o antigo PP aqui no Paraná, garantindo para o PMDB a vitória na primeira eleição após o período ditatorial. Como governador, ele construiu cerca de três mil quilômetros de estradas e promover quase duzentas mil ligações do Clic Rural, promovendo a integração do meio rural. Por tudo o que fez ao longo de sua vida pública, merece o respeito de seus antigos companheiros do PMDB”.

Para o deputado Nelson Justus (DEM), também ex-presidente do Legislativo estadual, José Richa foi um grande estadista, “pessoa simples e um democrata verdadeiro, que ouvia a todos, exercia sua autoridade com firmeza e não decidia sob o impacto da emoção, mas sabia imprimir emoção às suas decisões”.

Ouça o Podcast relacionado

atualizar listagem