Lei do ICMS Ecológico completa 25 anos e é tema do programa "Política Total", na TV Assembleia
Implantada pioneiramente no estado do Paraná, a Lei Complementar nº 59/1991, mais conhecida como a Lei do ICMS Ecológico, completa 25 anos e foi tema do programa “Política Total”, da TV Assembleia, que entra na grade de programação nesta quinta-feira (28), às 13h30.
O entrevistado foi o ex-deputado Neivo Beraldin, autor da lei, que destacou a importância dos recursos repassados aos municípios que preservam áreas ambientais, em muitos casos a única fonte de renda dos municípios. “É uma compensação financeira dos municípios que cuidam daquilo que é mais sagrado para nós, seres humanos, que é o meio ambiente. O ICMS Ecológico melhorou a qualidade da educação, da coleta de lixo e da preservação dos mananciais nesses municípios”.
Segundo ele, quando da edição da lei, 52 municípios paranaenses se habilitaram para receber os recursos. Agora, 25 anos depois, são 242 municípios beneficiados, que já receberam mais de R$ 8 bilhões. No período foram criadas 570 novas áreas de conservação no estado.
Após a criação da lei paranaense, outros 17 estados brasileiros adotaram o ICMS Ecológico. “Para cerca de 500 municípios carentes brasileiros o repasse do ICMS Ecológico é o único meio de sustento, porque essas cidades não têm indústria, não têm um grande número de habitantes e nem área agrícola para gerar renda”, detalhou.
Carreira– Durante o programa, Beraldin relembrou momentos do início da carreira política, em 1982, como vereador de Curitiba. Em 1986 assumiu o primeiro mandato de deputado estadual, função que desempenhou até 2010. Falou sobre a dedicação à vida pública, o que fez com que a família, por muitas vezes, fosse deixada de lado. “É um sacrifício de vida, não se tem final de semana, a família sai no prejuízo. Eram poucas horas com a família, a cabeça estava sempre voltada para a execução de alguma coisa em prol da coletividade, mas valeu a pena”.
Notícias Relacionadas
Tradições, fé e resistência: programa Arte e Cultura mostra a rica história da Lapa
Em entrevista à TV Assembleia, o historiador e pesquisador Márcio Assad fala sobre o Cerco da Lapa, a visita de Dom Pedro II, o Teatro São João, a devoção ao monge João Maria e a luta para levar a história do Paraná às salas de aula.
Leia mais
TV Assembleia realiza cobertura ao vivo do primeiro turno das eleições neste domingo (4)
Com dois estúdios, equipes de reportagem nas ruas de Curitiba, especialistas e integração com a Rede Legislativa e com a equipe de comunicação da Câmara de Vereadores de Curitiba, emissora acompanha a apuração e os resultados do pleito.
Leia mais
Conversa Saudável debate anafilaxia e a importância do atendimento imediato
Em entrevista à TV Assembleia, a médica alergista Loraine Landgraf explica como identificar os sinais, o que fazer na emergência e por que o acesso à adrenalina autoinjetável ainda é um desafio no Brasil.
Leia mais
TV Assembleia: Programa Sou Cidadão mostra como a indústria paranaense acolhe trabalhadores migrantes
Gerente de Responsabilidade Social do Sesi Paraná, Aline Calefi, fala sobre o programa Indústria Acolhedora, que já alcançou mais de 260 empresas.
Leia mais