Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Lei estadual reforça ações no Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher (25)

Neste 25 de novembro o mundo volta os olhos à proteção das mulheres. O Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher fomenta ações e reflexões sobre a causa. No Paraná, essa luta ganhou um reforço legal. No ano passado foi sancionada a Lei 18.746, que torna obrigatória a divulgação do serviço Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, em diversos estabelecimentos públicos. De autoria do deputado José Carlos Schiavinato (PP), a legislação é um avanço na proposição de políticas públicas de enfrentamento às desigualdades de gênero.

A data foi instituída em 1999 pela Organização das Nações Unidas em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que no dia 25 de novembro de 1960 foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam aquela ditadura e pagaram com a vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados e com os ossos quebrados.

O dia ainda se faz atual, pois milhares mulheres sofrem com as diversas formas de violência em todo o mundo. No Brasil os números evidenciam a situação. Segundo dados da Central de Atendimento à Mulher, no ano passado houve o recorde de atendimentos, com 1.133.345 casos. O número foi 51% superior ao registrado no ano anterior e indica que foram 3.105 mulheres violentadas por dia no país, uma média de 130 por hora.

Porém o número de vítimas é ainda maior. “Por medo, por falta de conhecimento, por vergonha, porque a mulher não tem meios de sair de casa, enfim, por uma infinidade de motivos, muitos casos não chegam ao nosso conhecimento”, afirma a delegada da mulher de Toledo, Fernanda Lima Moretzsohn, que reforça a necessidade de fomentar os canais de denúncias

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação