Líder Empresarial é Homenageado Na Assembléia

01/12/2005 17h54 | por Carlos Souza
Para: Editoria de Política e Colunas Distribuído em 01/12/05Jornalista: Carlos SouzaLÍDER EMPRESARIAL É HOMENAGEADO NA ASSEMBLÉIAA Assembléia Legislativa concedeu nesta quinta-feira (01) o título de Cidadão Honorário do Paraná ao diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial LAR, Irineo da Costa Rodrigues. A cerimônia de entrega ocorreu na sede do Poder Legislativo por proposição do deputado Reni Pereira (PSB). Na ocasião, além de inúmeras personalidades políticas e do setor agropecuário paranaense, estiveram presentes o vice-governador Orlando Pessuti e o senador Osmar Dias. Segundo o deputado, o desenvolvimento da agroindustrialização no Oeste, o empenho na agregação de valor para a produção agrícola regional e a disseminação dos valores do cooperativismo foram os motivos que o levaram a propor a homenagem. “Esse título é uma justa e apropriada homenagem a uma pessoa que contribuiu para o setor agroindustrial paranaense, fazendo com que milhares de agricultores tivessem um rendimento digno de seus produtos, agregando valor através da agroindustrialização”, afirmou Pereira. Para Irineo da Costa Rodrigues, “o destaque maior é da cooperativa como um todo. Eu apenas estou a representando hoje”, disse. “Este prêmio é coroamento do êxito de um trabalho de longo prazo, de muita criatividade e muito trabalho compartilhado entre associados, líderes e funcionários”, frisou o presidente da Cooperativa Agroindustrial LAR. CARREIRA - Na presidência a cooperativa desde 1991, Irineo foi um dos principais responsáveis pelo processo de agroindustrialização que a Lar vem desenvolvendo desde então, o que fez o faturamento da empresa saltar de R$ 102 milhões em 1995, para mais de R$ 868 milhões no ano passado. Gaúcho de Canguçu, Rodrigues chegou ao Paraná em 1974, recém formado em agronomia, para trabalhar na Acarpa (atual Emater) em Matelândia. De 1977 a 1980 assumiu a chefia regional da instituição, em Cascavel. Entre junho de 1981 e março de 1982 foi presidente da central cooperativa Sudcoop. Em 1990 assumiu a presidência da Credifronteiras (Sicredi), ficando no cargo até 1995. Ainda em 1995 assumiu a presidência da Coodetec. Na Cotriguaçu foi presidente entre 2003 e 2004.