NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança da Oposição
17h43
por Sonia Maschke - Jaime Santorsula Martins / 41-3350-4193
3 min de leitura
547 visualizações
O líder da Oposição na Assembleia, deputado Élio Rusch (DEM), em pronunciamento na manhã desta quinta-feira (14) se mostrou preocupado com o modelo atual de administração da Ferroeste.“Desde 2003 é só discurso. Não se vê uma ação efetiva para melhorar o sistema Ferroeste. Só agridem o governo que entregou o mandato em 2002 e a atual gestão não faz nenhum investimento”, afirmou.Rusch disse ainda que irá apresentar nos próximos dias um pedido de informações para saber quais os reais investimentos que o governo do Estado fez na Ferroeste.“Em 2003 começou uma batalha jurídica para que o estado retomasse o controle operacional da Ferroeste. Em 2006 o governo assumiu o controle operacional e as denúncias que recebemos é de que nenhum investimento foi feito. Vamos pedir essas informações para ter a certeza se o estado comprou algum vagão, locomotiva ou se construiu algum metro de ferrovia”, garantiu o deputado que disse ainda que as denúncias apresentadas a ele revelariam que os vagões e locomotivas utilizados atualmente seriam alugados de empresas privadas.O parlamentar condenou ainda os longos discursos do diretor presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, nesses últimos anos.“São palestras realizadas e promessas que não saem do papel. Se fala do ramal até Guaíra, até Foz do Iguaçu, agora até ao Chile. São seis anos de discurso e nada mais”.Segundo Rusch o caminho para os governos seria investir em transporte ferroviário que é mais barato do que o rodoviário. “Espero que um dia a Ferroeste possa operar com eficiência. As nossas cooperativas e empresas do oeste precisam disto. Que o transporte pela ferrovia se torne 25% mais baixo que o rodoviário. Hoje, devido aos baixos investimentos, os preços são praticamente os mesmos”, disse. “Que o governo passe a administrar o estado olhando para frente, olhando para cada empresário como um parceiro para o desenvolvimento da região Oeste e do Paraná e não procurando culpados no passado”, concluiu.RequerimentoNo dia 9 de fevereiro deste ano, o deputado Marcelo Rangel (PPS) apresentou um pedido de informações sobre a venda, através de leilão público, de 38 quilômetros de trilhos do estoque da Ferroeste.“Não dá para entender o porquê desta venda se a Ferroeste tem planos de aumentar a malha ferroviária no Paraná. Por que vender agora e ter que comprar novamente os trilhos em breve?”, questionou Rangel na época.O requerimento ainda não foi respondido pela secretaria de Transportes.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais