NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Governo
20h51
por Zé Beto Maciel/Francisco Vitelli / h2foz@hotmail.com – zbm@luizromanelli.com.br / www.luizromanelli.com.br
3 min de leitura
434 visualizações
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), disse nesta quinta-feira (30) que os investimentos na saúde pública do Paraná aumentaram 300% nos últimos seis anos – de R$ 415 milhões em 2002 para R$ 1,8 bilhão em 2008. “O Paraná é atualmente o Estado brasileiro que mais investe em saúde. De cada R$ 100,00 arrecadados, R$ 12,00 são investidos exclusivamente na saúde pública”, disse Romanelli ao apontar os “equívocos” da reportagem de um jornal de Curitiba que questionou os percentuais investidos pelo Governo do Estado. Romanelli reafirmou o compromisso do Governo do Paraná em investir 12% do seu orçamento em Saúde. “O Paraná nunca teve tantos investimentos em saúde pública. Em 2002, os gastos eram R$ 415 milhões, o que representava 9% do orçamento do Governo do Estado. Desde então, os investimentos chegaram a R$ 1,8 bilhão no orçamento de 2008, o que significa uma ampliação de mais de 300%”, disse. EMENDA 29 - O deputado ainda esclareceu sobre as despesas na área de saúde consideradas estranhas pelo jornal. “A Emenda Constitucional 29 que dispõe sobre o percentual mínimo do orçamento para cada área ainda não está regulamentada e por isso abre brechas para discussões intermináveis sobre o que é gasto com saúde e o que não é”, disse. Romanelli lembrou que questionamentos com gastos em saneamento básico são um dos mais comuns e que não existe nenhum impedimento com força legal que afirme que estes gastos não possam ser computados pela saúde. “Gasto em saneamento é notoriamente conhecido pelo seu poder de ação preventiva em saúde. Água tratada é como vacina. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que para cada R$ 1,00 aplicado em saneamento básico são economizados R$ 4,00 em despesas hospitalares”. DESPESAS - A postura do Governo do Paraná, disse Romanelli, é observar a regulamentação da Emenda 29. “No Paraná, a área da saúde sempre foi favorável à postura do secretário Gilberto Martim e do próprio governador Roberto Requião. Temos um orçamento que deve ser cumprido de forma correta”. Romanelli apontou equívocos sobre os chamados elementos de despesas que não podem ser interpretados apenas por “seus títulos de forma genérica”. “Despesas com material, patrulhamento e treinamentos de cavalos, além do auxilio de fardamento, explosivos e munições, fazem parte dos gastos do Siate em campanhas de saúde pública e assistência social”. “O importante disso tudo é ressaltar que o Paraná, através do seu governo, tem feito o que pode para que a saúde pública melhore. Basta ver os investimentos, que temos feito na construção, reforma e ampliação de mais 34 hospitais em todas as regiões do Estado”, completou.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais