NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)
17h01
por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu/Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / (41) 9648-11
4 min de leitura
379 visualizações
Já está na pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), na Assembléia Legislativa, o projeto do governador Roberto Requião que prevê a criação do Instituto Paranaense das Águas (Ipaguas) e, por conseqüência, a extinção da Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental). O instituto será ligado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e modernizará a gestão pública das águas. “O Paraná ao longo do tempo tem sido referência na gestão das águas. É o único estado que diz na sua Constituição que a água é um bem público e inalienável comercialmente. A criação do Ipaguas consolida essa gestão, através do sistema estadual de gerenciamento dos recursos hídricos, o qual tem a participa ativa da sociedade paranaense”, disse o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa. Romanelli espera que o projeto seja aprovado na CCJ e entre na pauta de votação do plenário da Assembléia Legislativa antes do recesso de final de ano. “É um projeto importante e espero incluí-lo na pauta de votação ainda este ano. Estou conversando com os deputados, com as lideranças dos partidos, com este propósito. Precisamos votar a criação deste instituto”, disse. GESTÃO PÚBLICA - Com a criação do instituto, segundo a justificativa do governador Roberto Requião, será possível focalizar a gestão das águas sem dispensar esforços em outras ações que possam ser promovidas por demais instituições e órgãos governamentais. “A extinção da Suderhsa e a criação do Ipaguas fortaleceram os instrumentos da gestão dos recursos hídricos previstos nas legislações estaduais e federais”, aponta Requião. O Ipaguas, diz o governador, atuará de forma integrada com setores que demandam recursos hídricos em seus processos - agricultura e indústria - e realizará a interação com demais políticas públicas, especialmente com as recentes diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política nacional de saneamento básico. “Ao mesmo tempo, o instituto terá maior eficiência na fiscalização do uso das águas, monitoramento da qualidade e quantidade, difusão de informações, elaboração e implantação dos planos e funcionamentos dos comitês de bacias hidrográficas, entre outras ações”, completa Requião. SUDERHSA - Para o fortalecimento da gestão das águas, segundo o projeto, se faz necessária a extinção da Suderhsa e a criação de uma nova estrutura organizacional capaz de fazer cumprir com as atribuições previstas em lei. Essa estrutura é o Ipaguas. A gestão do patrimônio público “água” somente é possível “se os interesses públicos sobrepuserem os econômicos de caráter privado”, defende Requião no projeto. A evolução da gestão das águas com a lei das águas federal e estadual que completou 10 anos em 2007 tem proporcionado avanços significativos na forma de planejar e implementar ações de gestão pública das águas. Os sistemas de gerenciamento nacional e estadual são equivalentes e proporcionam uma integração. SANEAMENTO - A gestão compartilhada e pública nos comitês de bacias hidrográficas foi o grande avanço na forma de dividir esforços. A responsabilidade de cuidar da água é de todos. “Todos os setores, sejam governamentais, de usuários e da sociedade possuem responsabilidade compartilhadas”, diz Requião. Atualmente são cinco comitês e até o final de 2009 serão 10, contemplando todas as bacias hidrográficas. Por outro lado, a interação da política de recursos hídricos com a política de saneamento que possuem aspectos comuns no planejamento e implementação dos serviços de saneamento básico faz-se necessária. “O setor de saneamento básico é o que mais demanda recursos hídricos e poderá ser regulado pelo Instituto com a maior precisão e com a integração das políticas públicas de recursos hídricos e saneamento”, completa o governador na sua justificativa.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais