NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)
15h57
por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu/Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / (41) 9648-11
3 min de leitura
556 visualizações
O secretário estadual de Transporte, Rogério Tizzot, confirmou nesta quarta-feira (3) ao deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) a licitação de obras de recuperação de trechos de oito rodovias estaduais no Norte, Norte Pioneiro e Noroeste do Paraná. “São obras de recuperação, conservação e manutenção de três mil quilômetros de rodovias que fazem a ligação do Norte e Noroeste com os principais centros urbanos do Estado e do país. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) começa os trabalhos ainda este ano”, disse Romanelli do programa estadual que investirá R$ 98 milhões nas rodovias paranaenses.No Norte do Estado, 1.245 quilômetros receberão as obras. Entre os principais trechos estão os 26,74 quilômetros entre Santo Antônio da Platina e Barra do Jacaré (PR-092); 25,83 quilômetros entre Ribeirão Claro e Jacarezinho (PR-431); e 23 quilômetros entre Maravilha e Três Marcos, em Londrina (PR-450). Outros 1.756 quilômetros serão recuperados no Noroeste. Entre eles, 36,25 quilômetros entre a PRC-158 e Nova Cantu (PR-239); 30,8 quilômetros entre Iretama e Roncador (PR-462) e 29,8 quilômetros entre Mariluz e Umuarama (PR-468). PR-092 - Já a primeira etapa da recuperação da rodovia que liga Jaguariaíva a Wenceslau Braz (PR-092), no Norte Pioneiro, será concluída, no início de 2009. O DER investiu R$ 11,2 milhões no trecho de 19 quilômetros entre Jaguariaíva e Arapoti. A recuperação marca a realização de uma das mais importantes reivindicações do setor produtivo. A PR-092 é uma das principais ligações viárias do Paraná, passando pelo Norte e Norte Pioneiro chegando até a Região Metropolitana de Curitiba. O secretário de Transportes adiantou a Romanelli que a licitação para a recuperação dos 34 quilômetros restantes da estrada, partindo de Arapoti até Wenceslau Braz, será feita no início de 2009. O investimento na segunda etapa deve chegar a R$ 30 milhões e a recuperação total dos 53 quilômetros será entregue até 2010. PRODUÇÃO - As obras entre Wenceslau Braz e Jaguariaíva fazem parte de um processo de completa restauração da PR-092 que ocorre desde 2003. Recentemente foram concluídas intervenções entre Andirá e Porto Leopoldino, na divisa com São Paulo, além dos trabalhos entre Andirá e Santo Antônio da Platina, de Santo Antônio da Platina a Quatiguá e de Quatiguá até Wenceslau Braz, passando por Siqueira Campos.Romanelli disse que PR-092 é uma rodovia fundamental à região para o escoamento da produção local e ao transporte das cargas oriundas de São Paulo ao Porto de Paranaguá. “O Governo do Paraná tem uma atenção especial ao Norte Pioneiro que precisa de investimentos fortes que potencializem o seu desenvolvimento e o bem-estar da população”, disse o deputado.
Notícias Relacionadas
13:15
Frente Parlamentar de Apoio à Piscicultura é instalada na Assembleia Legislativa do Paraná
Colegiado coordenado pelo deputado Ricardo Arruda (PL) reúne produtores e representantes do setor para debater demandas da cadeia produtiva e fortalecer a atividade no estado.
Leia mais
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais