NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)
09h49
por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu/Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / (41) 9648-11
3 min de leitura
399 visualizações
A Assembléia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (27), em segunda discussão, o projeto que altera alguns dispositivos da lei complementar 119/07 - Lei Romanelli -, o que dará mais agilidade às parcerias das prefeituras com o Governo do Paraná para desenvolver novos projetos habitacionais. O Sistema Estadual de Habitação de Interesse Social (SEHIS) e o Fundo Estadual de Habitação e Regularização Fundiária de Interesse Social (FEHRIS), criados em maio de 2007, foram alterados com o objetivo de ampliar a aplicação de seus recursos e de sua gestão. O autor do projeto, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), disse que as alterações reforçam o papel da Cohapar - Companhia de Habitação do Paraná - na gestão do fundo e regulamenta novas normas para sua aplicação. “A partir de agora os municípios poderão constituir contrapartidas nos programas habitacionais do fundo, com total apoio técnico e administrativo da Cohapar. O fundo também terá a capacidade de fornecer subsídios para os programas habitacionais do Paraná. São alterações que ampliam e dinamizam a aplicação dos recursos em todas as regiões do estado”, disse o deputado. APOIO - Segundo Romanelli, o assessoramento do corpo técnico servirá para amparar o Conselho Gestor. “A companhia conta com uma equipe de técnicos altamente capacitados. Os membros do conselho, que garante a participação de integrantes dos movimentos sociais, terão o auxilio do corpo técnico da companhia, na elaboração e execução dos projetos”. A realização de audiências públicas e conferências para debater e avaliar os critérios para a destinação dos recursos também foi regulamentada no projeto. “Os programas habitacionais que contarão com a participação do SEHIS deverão ser apresentados e discutidos nas comunidades onde serão implementados projetos habitacionais. O poder de decisão sai dos gabinetes e vai párea as mãos das pessoas”.ESTRUTURA - A Lei Romanelli tem três eixos de ações: Sistema Estadual de Habitação de Interesse Social, Fundo Estadual de Habitação e Regularização Fundiária de Interesse Social, e o Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social. “São instrumentos que garantem avanços importantes na luta dos movimentos sociais pela moradia popular no Paraná”, disse Romanelli. “O governo federal está investindo R$ 4 bilhões no setor. A Caixa Econômica Federal já adiantou que investirá R$ 200 milhões na habitação popular no Paraná. O Estado, que já aderiu ao sistema nacional de habitação de interesse social, com essa lei, formaliza e cria instrumentos para receber uma parcela significativa desses investimentos, assegurando ainda as contrapartidas necessárias”, lembra Romanelli.
Notícias Relacionadas
17:11
Escola do Legislativo apresenta projetos de educação legislativa e inovação em encontro regional
REEL e Hub do Bem foram apresentados durante a programação do 3º Encontro das Escolas do Legislati-vo e de Contas da Região Sul. A instituição também recebeu o troféu de terceiro lugar no Prêmio ABEL, na categoria Inovação.
Leia mais
16:53
Audiência Pública debate mudanças no Código Florestal do Paraná nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa
Evento é promovido pelos deputados Goura (PDT) e Arilson Chiorato (PT).
Leia mais
16:12
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) vai integrar a Frente Nacional Contra as Bets
Iniciativa reúne sindicatos e agentes políticos em defesa da renda dos trabalhadores e contra o endividamento das famílias.
Leia mais
15:53
PEC das Polícias Municipais avança na Assembleia Legislativa
Proposta é liderada pelo deputado Evandro Araújo (PSD) e já conta com 23 assinaturas. Foco da PEC paranaense é garantir segurança jurídica para a criação das polícias municipais.
Leia mais