NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Pt
18h04
por Laura Sica mtb /4139
3 min de leitura
692 visualizações
Parlamentar também pediu esforço da Assembleia para aprovar os projetos de lei dos deputados petistas Elton Welter e Pedro Ivo, de defesa do meio-ambiente.O líder do PT, deputado Péricles de Mello, defendeu em discurso na Assembleia Legislativa,nesta segunda-feira,23, as ações desenvolvidas pelo Ibama/PR, em conjunto com a Polícia Federal, Receita Federal e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que culminaram com o processo de investigação sobre o desmatamento de floresta nativa na região Centro Sul do Estado, em especial remanescentes de araucária. O parlamentar leu uma carta que recebeu do superintendente do Ibama/Paraná, José Álvaro da Silva Carneiro, sobre a situação do desmatamento no Estado. Estima-se que por dia, 30 caminhões são carregados de arvores derrubadas para madeira (tábuas ou lâminas), carvão, lenha ou cavaco. Nos útimos seis meses, foram lavrados 31 autos de infração, qe totalizaram R$6.158.058,40, apreendidos 4 caminhões, 1 trator de esteira e 1.310,424m3 de madeira.Também foram abertos 12 inquéritos criminais pela Polícia Federal.Carneiro, que na semana passada,lançou o programa de combate ao desmatamento em matas de araucária, na Escola de Governo, diz que a ideia é realizar o combate ambiental à pobreza com criação de opções de renda para as pessoas que vivem na região da floresta das araucárias. O programa é composta de sete vertentes: mobilização política, ações de conservação, ações de combate à pobreza e opções de renda, ações de comando e controle, definição e acompanhamento por indicadores, programa integrado de comunicação e origem de recursos.Péricles de Mello reafirmou que a bancada do PT e o diretório estadual da sigla apóiam e intensificam esforços no sentido de auxiliar o Ibama/PR e outros órgãos envolvidos na operação contra o desmatamento. Péricles também pediu esforço da Assembleia para aprovar os projetos de lei dos deputados petistas Elton Welter e Pedro Ivo. O primeiro, PL 543/08, possibilita que o agricultor preste serviços de proteção ambiental. A propriedade que preservar florestas, nascentes e mananciais de água receberá remuneração. O segundo, PL 027/06, com o mesmo objetivo, propõe a forma de remuneração. “Esses projetos, se articulados com a ação junto ao Governo Federal para a criação de um Fundo de Compensação, podem garantir para as gerações futuras a conservação das florestas de araucária do Paraná”, conclui o petista.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais