Mais de 500 videoaulas ajudam os alunos na reta final para o Enem Reforços do “Assembleia no Enem” estão disponíveis no Porta da Alep, com comentários e dicas indispensáveis. Primeira etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (3).

01/11/2019 14h00 | por Trajano Budola

Créditos: Arte: Vinícius Leme

Na reta final para a primeira etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3), os alunos concorrentes contam com a ajuda de 500 videoaulas no Portal da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com todo o conteúdo que deve ser cobrado. “As vídeo aulas são sempre indicadas, pois são interdisciplinares, apresentadas por dois ou três professores para integrar os temas que devem cair nas provas”, explica o professor Marlus Geronasso, coordenador da ONG Instituto Eureka, parceiro no projeto “Assembleia no Enem”, com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Curitiba da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e do Grupo Educacional Uninter.

“O Enem é a maior prova pública nacional, um evento único no país. São provas difíceis, com 90 questões e uma redação. Para exemplificar: o vestibular da Universidade Federal do Paraná deste ano teve também 90 questões, mas sem redação”, explica Marlus Geronasso. Por isso o reforço de vídeo é tão importante. Com ele os alunos tomam contato direto com o que deve cair nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, com comentários e dicas dos professores. As aulas foram gravadas pela equipe da TV Assembleia com a equipe Eureka e podem ser assistidas de qualquer lugar e a qualquer hora no link: https://bit.ly/2XPpwy1.

A contribuição do Legislativo paranaense para os estudantes não para aí. No site do programa (http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia_no_enem/) também estão disponíveis duas apostilas com exercícios de provas anteriores do ENEM. Os arquivos podem ser baixados para que o aluno resolva as questões.

O projeto - O projeto “Assembleia no Enem” começou em 2016, quando a Diretoria de Comunicação passou a exibir na TV Assembleia aulas de preparação para o Enem, ministradas pelos professores da ONG Instituto Educacional Eureka. Além das aulas, surgiu a ideia inédita no país de promover um aulão no plenário da Assembleia. A iniciativa foi um sucesso e já foram realizados 4 aulões, com a presença de mais de 2500 alunos, transmitidos ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais do legislativo paranaense.

Também foi produzido um site próprio do Programa (http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia_no_enem/) para que os alunos possam estudar, com as 500 videoaulas, que também são exibidas pela TV Assembleia. Além disto, a Diretoria de Comunicação produziu e distribuiu 3000 apostilas de exercícios. No site do projeto estão disponíveis apostilas online, com exercícios de provas anteriores do ENEM que podem ser baixadas para a resolução dos exercícios.

Ainda dentro da proposta do projeto Assembleia no Enem, em 2016 a Assembleia Legislativa promoveu o 1º Concurso de Redação, que mobilizou 50 mil alunos das escolas públicas de Curitiba. Estudantes das 132 escolas estaduais participaram do concurso com o tema: ''Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?''.

O programa Assembleia no Enem tem ainda o apoio do Núcleo Regional de Educação de Curitiba da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e do Grupo Educacional Uninter.

Enem - Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional avalia o desempenho do estudante e ajuda os participantes no acesso à educação superior, financiamento estudantil, desenvolvimento pessoal, além de promover melhorias na educação. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação. Neste ano, as provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro.