Marcio Pauliki conta "causos" e toca pandeiro no "Política e Viola" deste sábado (20) Programa da TV Assembleia vai ao ar às 21h30, com apresentação da dupla de cantores sertanejos Willian e Renan.

17/02/2016 17h31 | por Diretoria de Comunicação
Deputado Marcio Pauliki (PDT)

Deputado Marcio Pauliki (PDT)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Marcio Pauliki (PDT)


O deputado Marcio Pauliki (PDT) surpreendeu os apresentadores Willian & Renan, do programa Política & Viola, da TV Assembleia, que vai ao ar neste sábado (20), às 21h30. Revelou ser um exímio tocador de pandeiro (daqueles de fazer evoluções e tocar com o cotovelo), e também um emérito contador de causos engraçados. A família de Pauliki é de origem ucraniana. O avô veio para o Brasil fugindo da II Guerra Mundial e se fixou em Arapoti. Depois a família foi para Ponta Grossa, onde o pai fundou um mercadão de móveis que hoje é a gigante MM, primeiro simplesmente “Mercadão de Móveis”, hoje “MercadoMóveis”.

Católico, Pauliki já foi coroinha e quase virou padre. Fez CPOR e se formou tenente R2. Depois de pagar incontáveis flexões no Exército acredita que a atividade molda o caráter, estabelece a disciplina e a hierarquia. Ele se diz um otimista prudente, daqueles que usa guarda-chuva. Sobre seu prato predileto, resume: “Cheio”. Sobre sua divisa pessoal, também é sintético: “Não desista do mundo. Faça a diferença”.

Como vendedor das lojas do pai, teve experiências hilárias. Uma delas: o casal quer comprar um guarda-roupa. A mulher tem medo-pânico de insetos, em especial de baratas. Vendedor de lábia, Pauliki diz que aquele móvel é o ideal para ela. Tem um tratamento especial que não deixa a barata entrar. Ele abre o móvel para mostrar e salta lá de dentro uma enorme barata. Sem perder a compostura, Pauliki argumenta que o tratamento do móvel é tão bom que não deixa a barata entrar e também não deixa ela sair...

Quando começou a ganhar bem como vendedor, resolveu sair de casa. Comprou uma caminhonete F-250, comprou e reformou um apartamento no capricho. Banheira de hidromassagem, espelho no teto do quarto. Louco para experimentar todo esse equipamento foi numa balada e se encantou com uma loira.

Tentou uma cantada que imaginava infalível: “Oi gata, trabalha ou estuda, me paga um cuba”. A moça não se impressionou nem um pouco. Tentou a segunda: “Tá vendo aquelas pedras, será que rola?” Com essa foi melhor, mas levou um mês para conseguir um beijo. Acabou casando com ela e estão juntos até hoje.

Os causos vão longe. Pauliki conta que tem uma avó de 100 anos e sempre gostou de participar de bailes da terceira idade. Em um deles, o ambiente era escuro e muito animado. Foi sendo tirado para dançar uma vez atrás da outra. No fim foi pego por uma loura idosa muito animada que o envolveu num autêntico “bate-coxa”.

Dançaram uma, duas, três e a velha senhora cada vez mais animada. No fim, depois de tanta dança, Pauliki começou a ficar muito cansado. Pediu licença para dar uma parada com todo o tato e cortesia de que foi capaz. A senhora diz, com voz estranhamente grave: “Tudo bem, garotão. Diga para sua avó, que Daniel, o cabeleireiro, manda um abraço”.

Pauliki trouxe para o programa a Família Baitala, de Jaguariaíva (terra da onça brava), um clã gauchesco, pilchado, animadíssimo que cantou e dançou. Lizandra Baitala, cantora e musa da família, revelou que seu sonho era conhecer a Assembleia. Jamais imaginou que conheceria cantando e dançando.

Os Baitala cantaram “Chalana” (Lá vai uma chalana, bem longe se vai/ Riscando o remanso do Rio Paraguai/ Ah, chalana sem querer tu aumentas minha dor/ Nessas águas tão serenas vai levando meu amor); “Sou do Sul” (Eu sou do sul, sou do sul/ É só olhar pra ver que eu sou do sul, sou do sul/ A minha terra tem um céu azul, céu azul/ É só olhar e ver).

O Política & Viola é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30, pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises domingo e as quintas-feiras, ao meio-dia, e também pode ser visto na internet.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação