Mauro Moraes, o menino de Tomazina que já conquistou quatro mandatos na Alep O parlamentar que vai completar quarenta anos de vida pública fala sobre o início de sua trajetória como vereador de Curitiba e das expectativas em relação ao Legislativo.

11/06/2019 13h10 | por Nadia Fontana

Em entrevista ao programa “Política Total”, o deputado Mauro Moraes (PSD) fala sobre o início de sua trajetória como vereador de Curitiba e das expectativas em relação ao Legislativo.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Conversar diretamente com o cidadão, indo de casa em casa, ouvindo seus anseios e reivindicações. Esse é o estilo de fazer política que mais agrada ao deputado Mauro Moraes (PSD), líder da bancada do partido do governador Carlos Massa Ratinho Junior, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e dono de um recorde na política paranaense: ele conquistou em 2018 o décimo mandato consecutivo e vai completar em 2022 quarenta anos de vida pública.

O deputado, que é advogado com especializações em Administração de Empresas e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), fala sobre sua trajetória no programa “Política Total”, da TV Assembleia. Na entrevista ele comenta sobre a primeira eleição que disputou, quando aceitou o convite de Maurício Fruet e José Richa, lideranças do antigo MDB que fizeram história na política do Paraná, para disputar uma das cadeiras da Câmara de Vereadores de Curitiba. O coordenador da primeira campanha do então acadêmico de Direito que se destacava na militância estudantil acabou sendo Gustavo Fruet, hoje deputado federal.

Mais votado – O menino de Tomazina, que ficou órfão de pai com pouco mais de cinco anos, foi criado pela mãe ao lado de mais quatro irmãos e veio sozinho estudar na Capital, foi o terceiro mais votado na eleição de 1982 e não parou mais. Foram quatro mandatos como vereador para depois conquistar uma das 54 cadeiras no Legislativo estadual, onde está também há quatro mandatos. Na última eleição obteve votos em mais de 300 cidades do estado. “Devido a uma cirurgia no joelho não tive condições de visitar todos os meus eleitores. Mas agora estou retomando”, avisa o parlamentar, um apaixonado por política, que todos os dias pode ser encontrado em seu gabinete. Em relação ao futuro confessa que gostaria de ver o vereador curitibano Beto Moraes disputar uma vaga na Assembleia, enquanto ele iria tentar conquistar uma das cadeiras da Câmara Federal.

Segurança pública – No programa, o deputado Mauro Moraes trata ainda de uma das suas principais bandeiras: a segurança pública. Defende que esse setor seja contemplado com um percentual de 10% do orçamento do estado, assim como acontece já com a saúde e a educação, que contam com recursos públicos definidos. “Precisamos trabalhar para que a população possa conviver com a paz e a tranquilidade. Hoje o cidadão está aterrorizado”, frisa. Ele presidiu a Comissão de Segurança Pública da Alep por dez anos e é um profundo conhecedor do tema. O parlamentar fala ainda sobre a importância de concursos públicos para essa área; comenta a aprovação da PEC que acabou com a aposentadoria de ex-governador; e informa que pretende reapresentar a proposta que isenta os motociclistas do pedágio nas estradas do Paraná.

TV Assembleia – Confira a entrevista do deputado Mauro Moraes na íntegra sintonizando na TV Assembleia. Ou acesse o programa “Política Total”, que está disponível no canal do YouTube do Legislativo: https://bit.ly/31kql0A.