Membros da CPI das Questões Fundiárias aprovam relatório final dos trabalhos
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi presidida pelo deputado Marcio Pauliki (SD) e teve como relator o deputado Paulo Litro (PSDB).
O relatório final da apuração das questões e dos problemas fundiários no Paraná foi aprovado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída com esta finalidade na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta quarta-feira (11). Os membros da CPI estiveram reunidos para analisar e apreciar as 26 sugestões apresentadas pelo deputado Paulo Litro (PSDB), que assumiu a relatoria da comissão.
Dentre as sugestões aprovadas, está a da criação de uma Vara Especializada em Assuntos Fundiários ao Poder Judiciário, para minimizar o problema dos conflitos agrários, bem como a da constituição de um grupo permanente para analisar os processos de regularização de propriedades e demarcação de áreas indígenas.
Na opinião do presidente da CPI, deputado Marcio Pauliki (SD), o trabalho foi extremamente positivo, porque permitiu uma verdadeira radiografia da situação fundiária no estado. “Realizamos diversas reuniões, tivemos várias oitivas e o importante é que agora, com a aprovação deste relatório, surgem algumas sugestões que podem contribuir, de forma técnica e coerente, para que sejam diminuídos os conflitos, com justiça social e com desenvolvimento econômico”.
O deputado Professor Lemos (PT) apresentou um relatório paralelo, por discordar de alguns pontos do relatório conclusivo, dentre eles o que impediria, segundo ele, que filhos de pessoas já assentadas pudessem participar de programas de seleção com o mesmo objetivo. Este foi o único voto divergente em relação ao relatório final da CPI. O documento será também anexado ao relatório do deputado Paulo Litro. Com isso, as conclusões da comissão seguirão agora ao Plenário, para discussão e votação pelos demais parlamentares.
Notícias Relacionadas
Deputado Arilson Chiorato (PT) acusa Copel de praticar violência política com nova medida judicial
Leia mais
Deputado Arilson Chiorato (PT) começa coleta de assinaturas para CPI da Copel
Leia mais
Deputado Arilson Chiorato (PT) começa coleta de assinaturas para CPI da Copel
Objetivo é apurar, investigar e acompanhar os fatos sobre a existência de uma suposta dívida de R$ 3,2 bilhões e irregularidade na contratação de serviços.
Leia mais
Relatório final da CPI das ONGs aponta necessidade de aperfeiçoar legislação
Leia mais