"Mês da Bicicleta" terá a segunda pedalada pela despoluição do Rio Belém neste domingo (24)

22/09/2017 13h41 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Adriano Rima.
Deputado Rasca Rodrigues (PV).

Deputado Rasca Rodrigues (PV).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Rasca Rodrigues (PV).

A campanha “+Vida no Rio Belém” promoverá neste domingo (24), no âmbito das atividades do “Mês da Bicicleta”, a segunda pedalada pela despoluição do Rio Belém, que passará pelas principais vias centrais de Curitiba – que margeiam o rio. A pedalada é organizada pelo deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) e pelo vereador curitibano Goura (PDT), com apoio da Arte Bici Mob, além da participação de cicloativistas, lideranças da comunidade e de trabalhadores, Rotarys Club, grupos de escoteiros, escolas, entre outros.

A concentração será a partir das 9 horas, no Jardim de Sofia, em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, ao lado das margens do Rio Belém. Serão ao todo doze quilômetros até o final da Rua Canal Belém, no bairro Boqueirão, com duas paradas de observação no caminho: uma no encontro do Rio Belém com o Rio Ivo, perto do estádio do Paraná Clube, na Vila Capanema, e outra no início da Rua Canal Belém, no bairro Guabirotuba, passando a Linha Verde. Os participantes poderão optar por dois trechos, assim como na primeira edição da pedalada.

Trechos – O primeiro terá sete quilômetros, da saída até o início do Canal Belém, na Linha Verde. “Quem tiver mais disposição pode ir até o fim, ou até mesmo entrar direto no segundo trecho. Vamos ter dois carros acompanhando, ajudando no ato. Portanto, é uma atividade de lazer com uma pauta que queremos que ecoe na cidade inteira”, explica Rasca Rodrigues.

No primeiro trecho, os participantes passarão pela Avenida Cândido de Abreu, Passeio Público, Rua Tibagi, Rua João Negrão – sempre próximo ao leito do rio, que neste ponto é subterrâneo – finalizando com um contorno no estádio da Vila Capanema e a Rua Iapó, no Prado Velho. Já o segundo trecho começa no encontro da Rua Canal Belém com a Avenida Salgado Filho, seguindo em linha reta até o cruzamento com a Rua Rodolfo Bernardelli.

Criada no Dia do Rio (24 de novembro) do ano passado, a campanha “+Vida no Rio Belém” já realizou diversas ações em prol da revitalização dos 21 quilômetros do rio. Ainda em 2016, foram promovidas várias blitzes de conscientização com a entrega de 30 mil cartilhas para os moradores e comerciantes da Bacia do Rio Belém, que compreende 37 bairros da capital. Em março de 2017 foi realizada uma grande audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba para debater o assunto. Em junho foi realizada a primeira pedalada pela despoluição do rio, que reuniu cerca de 100 apoiadores.