Ministro da Embaixada do Chile faz visita de cortesia à Assembleia Legislativa

16/07/2015 15h27 | por Sandra C. Pacheco e Regis Rieger.

Ministro conselheiro da Embaixada do Chile no Brasil, Jaime Andrés Chomali, e o 1º secretário, deputado Plauto Miró.Créditos: Nani Gois /Alep

O ministro conselheiro da Embaixada do Chile no Brasil, Jaime Andrés Chomali, fez na tarde desta quinta-feira (16) uma visita de cortesia à Assembleia Legislativa, onde foi recebido pelo 1º secretário, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM). O diplomata estava acompanhado pelo cônsul honorário do Chile em Curitiba, Luiz Celso Branco. Na conversa com Plauto o ministro falou sobre o interesse de seu país em atrair investimentos brasileiros e ampliar as relações comerciais que já são bastante significativas.
Também falou sobre o empenho chileno em fortalecer a interligação entre os países do Mercosul, bem como o interesse e a importância de consolidar um corredor portuário via Oceano Pacífico, iniciativa vista como indispensável para facilitar importações e exportações envolvendo países asiáticos. Chomal destacou a importância da criação de um corredor para facilitar o escoamento da safra paranaense pelos portos do Norte do Chile e, ao mesmo tempo, fazer uma conexão ferroviária entre os portos de Paranaguá e de Antofagasta. “A interligação física entre as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil e o Chile é fundamental. Exportar nossas safras para os países orientais ficará mais barato e ao mesmo tempo haverá condições de empresas brasileiras de vários setores investirem no Chile, assim como as chilenas irem para o Brasil”, argumentou o ministro.
Plauto considerou importante essa troca de informações com o Poder Legislativo, com os olhos voltados para o futuro e buscando soluções que atendam o desafio de realizar as obras de infraestrutura necessárias a esta nova etapa do desenvolvimento da América Latina. O 1º secretário disse que fará a intermediação entre a ALEP e o Governo do Estado para fazer com que os projetos sejam efetivados o mais rápido possível. “Vamos nos empenhar para que o processo se consolide”.