Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as deputadas Cantora Mara Lima (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Claudia Pereira (PSC), Cristina Silvestri (PPS) e Maria Victoria (PP), além dos deputados Ney Leprevost (PSD), professor lemos (PT) e Rasca Rodrigues (PV), dedicaram parte da sessão para o lançamento da edição de 2017 da campanha em defesa das mulheres e para homenagear representantes femininas que atuam e se destacam em diversos setores: do Direito, assistência social, arquitetura. A promotora da área de Direito da Mulher do Ministério Público, Mariana Bazzo, elogiou a iniciativa da Assembleia em celebrar a data.
(Sonora)
O 8 de março serve para relembrar que homens e mulheres têm os mesmos direitos, mesmo que isso tenha sido negado às mulheres por muito tempo. E ainda hoje, já que elas, financeiramente, continuam tendo menos alcance a essa igualdade de gênero. E para que as ações continuem para coibir a violência contra a mulher. Por isso, o tema da campanha lançada na Casa este ano é “Todas pela Paz”. Paz em todos os sentidos, destacou a deputada Cantora Mara Lima.
(Sonora)
Atualmente, cerca de 40% das famílias brasileiras são mantidas exclusivamente por mulheres. Então, porque a representatividade feminina na política ainda é tão baixa? O Brasil fica à frente apenas do Haiti e de outros dois países quando se trata de mulheres nos parlamentos. Está atrás de praticamente todos os países da América do Sul: Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile. Conquistar mais espaços na política e combater a violência contra a mulher estão entre os principais desafios das deputadas e deputados paranaenses. Por aqui são apenas quatro mulheres entre 54 homens. Mas ela têm tido um bom desempenho. Participam de comissões importantes, como CCJ e de Educação entre outras. Além de defenderem bem os interesses da classe feminina na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e apresentando projetos de lei destinados a melhorar a condição de vida de todas as paranaenses.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.