Municípios deverão fazer a regulamentação da nova Lei de Licitações Afirmação foi dada pelo advogado Ilson Augusto Rhoden no segundo dia do seminário promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná que tratou do regramento de compras e contratos públicos.

28/04/2023 15h31 | por Jaime S. Martins
Segundo dia de evento lotou novamente o Plenário da Casa.

Segundo dia de evento lotou novamente o Plenário da Casa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Segundo dia de evento lotou novamente o Plenário da Casa.

Palestrantes do segundo dia do seminário receberam certificados da Escola do Legislativo.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Palestrantes do segundo dia do seminário receberam certificados da Escola do Legislativo.

No segundo dia do seminário sobre a nova Lei de Licitações e Contratos para as administrações públicas, um alerta dado pelo advogado e especialista em Gestão Pública, Ilson Augusto Rhoden, chamou a atenção. Segundo ele, é preciso que cada município faça uma regulamentação da lei 14.133/2021. “É importante que cada órgão traga para a sua realidade e regulamente a nova lei de licitações. A lei federal deu essa oportunidade, que o façam para adequar à lei à sua realidade”, disse.

Para Rhoden, não ficará viável que um município de cinco mil habitantes utilize a mesma regulamentação que a União ou os Estados. “É preciso deixar claro que a nova lei tem que ter a compreensão de todos os servidores e, inclusive, da alta gestão. Que todos os entes se preocupem em regulamentar a nova lei de licitações e não utilizem a regulamentação da União, porque na prática não vai dar certo”.

Durante a apresentação, Rhoden falou também sobre o princípio da segregação de funções como norteador do processo, que é cada um “conhecer como fazer, saber como atuar e, para isso, que se tenha o auxílio da alta gestão para que sempre se mantenha capacitado, para que possa conduzir os processos, possa fiscalizar e gerir os contratos como se deve, objetivando a eficiência que a licitação bem conduzida leva”, disse. O princípio da segregação de funções “também auxilia no processo de controle, cada um dentro da sua fase de atuação, controlando a atividade do outro para que tudo ocorra bem e que os princípios da administração sejam respeitados e que garantam o interesse público, que é economicidade e a melhor contratação”, completou.

Publicidade

O diretor de Apoio Técnico da Assembleia Legislativa, Vinícius Augusto Moura, fez um relato dos impactos da nova lei nas licitações de contratação de publicidade e propaganda. Para ele, os impactos não são tão expressivos, visto que esse tipo de contratação “já é regulamentado por lei específica”, mas ressaltou que a modalidade de contratação terá que ser alterada. “Tem alterações considerando os contratos, mas na prática não muda muita coisa, com exceção da modalidade de tomada de contas que não existe mais. Hoje será preciso usar a concorrência pública para fazer a contratação de publicidade e propaganda”, afirmou.

Vinícius falou ainda da importância da nova lei, que na visão dele, trará “mais transparência, não só para o contrato de publicidade e propaganda, mas para todas as demais contratações realizadas pelos entes públicos”.

Opinião

Na visão dos participantes, o Seminário foi essencial para ter um melhor conhecimento sobre a lei 14.133. Narli Rezende é servidora do DETRAN-PR, atua como agente de compliance, e disse que o seminário foi “interessante para que a gente possa se preparar para essa nova realidade, que é a implementação da lei de licitações”. Ela trabalha com prevenção de risco e disse que conhecer melhor a lei servirá para contribuir no dia a dia na instituição onde trabalha. “Nós trabalhamos com prevenção de risco e qualquer coisa que diminua riscos de corrupção, prevaricação, é um ganho muito grande, porque facilita nosso trabalho. Esse conhecimento será importante para o dia a dia, justamente porque é um tema recente”, avaliou.

O servidor da Universidade Federal do Paraná, João Victor Lucas, disse que na UFPR estão fazendo a transição da lei 8.666 para a 14.133 e que o seminário foi bem esclarecedor. “A gente conversa que a nova lei veio com perspectivas de juntar coisas que ainda geravam dúvidas, era um arcabouço muito grande, e trouxe para uma legislação só. O evento foi bem esclarecedor, a gente consegue ver possibilidades futuras para algo que a gente vê no dia a dia e dá mais segurança para nossos servidores de ter a certeza que os próximos passos podem ser dados. Pelo menos no meu órgão, estamos na transição das leis e acaba sendo um momento em que temos algumas dúvidas e eventos como esses acabam sendo esclarecedores”.

Já a servidora da Assembleia Legislativa do Paraná, Marli Marlei Benthien Zaunir, que trabalha na Diretoria de Apoio Técnico, disse que o importante, além de esclarecer sobre o tema, foi ter aberto a possibilidade para que pessoas de outros órgãos públicos pudessem ter participado. “Aqui na Assembleia a gente já teve um grupo de trabalho onde a gente debateu e discutiu para fazer o nosso ato de regulamentação baseado no do Estado do Paraná. Esse seminário veio para complementar o estudo e o bom é que foi aberto para outros públicos que puderam ver a importância das alterações que tem na lei. É um tema importante e seminários assim dão um norte para aplicarmos na prática”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação