Nelson Barbosa, ex-presidente da APAE de Maringá, recebe o Título de Cidadão Honorário do Paraná Proposto pelo deputado Dr. Batista (União), honraria é reconhecimento pelos trabalhos prestados em favor da comunidade paranaense.

06/12/2022 16h08 | por Rafael Guareski

Nelson Barbosa, ex-presidente da APAE de Maringá, recebe o Título de Cidadão Honorário do ParanáCréditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná entregou nesta terça-feira (06) o título de Cidadão Honorário do Paraná ao senhor Nelson Barbosa, ex-presidente da APAE de Maringá. Por preposição do deputado Dr. Batista (União), a homenagem foi um reconhecimento pelas atividades em favor da população exercida por Nelson desde a sua chegada ao Paraná. “Tenho a honra de ser autor desta grande homenagem que hoje o senhor Nelson está recebendo. Ele é um grande amigo que tanto fez principalmente pelas pessoas menos favorecidas. Fez isso a vida toda, não construiu patrimônio aqui na terra, mais tenho certeza que lá em cima sim, pois um homem que se dedica mais de 40 anos como diretor e presidente à frente da Apae não precisa falar mais nada sobre o trabalho maravilhoso que faz”.

A homenagem foi entregue durante o grande expediente da sessão plenária desta terça-feira e contou com a presença de diversos deputados estaduais, além de familiares e amigos do homenageado. “Ter sido agraciado por uma pessoa tão querida como o Dr. Batista muito me orgulha, mas este título só foi possível porque nunca estive sozinho, mas sempre com pessoas que nunca mediram esforços para ajudar cidadãos da comunidade que sabem da necessidade destas instituições que estão sempre colaborando com o poder público. Os princípios rotarianos como dar de si sem pensar em si e olhe mais além de si mesmo, sempre me marcaram e constatei que me fazia um bem-estar neste trabalho. Eu sempre precisei mais dele, do que ele de mim. Muito obrigado”, agradeceu o homenageado.

Nelson Barbosa nasceu em Colatina (ES), em 1939, filho dos pioneiros maringaenses Antônio Barbosa do Amaral e Heronita Vieira Barbosa. A família deixou o Espirito Santo, em 1944, para cultivar café, no distrito de Aquidaban, em Marialva (PR). Porém, o efeito das geadas levou a família Barbosa a mudar-se novamente. Em 1951, eles chegaram a Maringá onde Antônio recomeçou a vida como serralheiro e os filhos eram engraxates.

Na adolescência, Nelson trabalhou em diversas lojas de Maringá, e em 1984 entrou no ramo imobiliário como sócio da Imobiliária Paiaguás onde, 13 anos depois, fundou a Imobiliária Ingaville com os seus filhos e esposa.

Na comunidade, atuou como diretor dos clubes Olímpico, Grêmio de Maringá e Country. Nelson também foi delegado do Secovi/Maringá, conselheiro da ACIM, membro do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e sócio fundador da Central de Negócios Imobiliários. Rotariano desde 1982, Nelson foi presidente do Rotary Aeroporto, governador assistente e presidente da Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Foi presidente da APAE de Maringá, instituição da qual fez parte da diretoria há mais de três décadas. É casado com Maria Inês Teixeira Barbosa, professora e ex-chefe do NRE de Maringá. Pai de dois filhos, Marco Tadeu Barbosa e Nelson Barbosa Filho. Nos seus mais de 37 anos à frente da diretoria da APAE, tornou a instituição a maior do Paraná e está entre as melhores do Brasil. Foi presidente da Fundação Rotária nos anos 91/92 e o Distrito 4630 se classificou entre os 38 maiores do mundo em arrecadação para a campanha contra a paralisia infantil.