No Dia da Mulher, deputado lembra que o trabalho da saúde é feminino

08/03/2021 13h03 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Cerca de 70% das equipes de trabalho na área da saúde são compostas por mulheres.

Cerca de 70% das equipes de trabalho na área da saúde são compostas por mulheres.Créditos: Arte: Marcus Vinicius Schroeder

Cerca de 70% das equipes de trabalho na área da saúde são compostas por mulheres.

Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher e em meio à pandemia de Covid-19, o deputado estadual Michele Caputo (PSDB) aproveitou para destacar que a força de trabalho da saúde em todo o mundo é majoritariamente feminina. Cerca de 70% das equipes de trabalho são compostas por mulheres, de acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

“Já não é de hoje que o trabalho na saúde é executado em sua maioria por mulheres. Por isso, aproveito esta data para lembrar que os rostos, os braços e os corações que estão ocupando a linha de frente da batalha contra a covid-19 são femininos. Em algumas áreas, elas chegam a representar 90% do contingente total de profissionais”, enfatizou.

Para o deputado, em 2021 a data deve servir de pedestal para valorizar esse essencial trabalho que vem sendo realizado pelas ‘mulheres da saúde’. “Elas são as que mais estão envolvidas nos procedimentos de cuidado direto aos indivíduos e, portanto, mais expostas não só a riscos de contaminação, mas, também, aos demais riscos ocupacionais”, disse.

Caputo também lembrou que muitas enfrentam jornada dupla. “Além das responsabilidades profissionais, as mulheres também são encarregadas de outras atividades que deveriam ser compartilhadas, como o trabalho doméstico e o cuidado com a família, o que torna esse destaque ao protagonismo feminino ainda mais necessário”, finalizou.

Números – Informações divulgadas pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres representam 65% dos mais de seis milhões de profissionais atuantes no setor público e privado de saúde, em todos os níveis de complexidade da assistência.

Considerando apenas médicos, profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem) e agentes comunitários de saúde, a força de trabalho feminina corresponde a 78,9% da força de trabalho total na área de saúde, segundo divulgação da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp).

Em áreas como Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social, elas ultrapassam 90% dos profissionais. Na Enfermagem e na Psicologia, as mulheres representam mais de 80%. Estima-se, ainda, que 69,2% das pessoas trabalhando na administração direta da área da saúde, a gestão federal do SUS, são mulheres.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação