No primeiro dia de votações da nova Legislatura, deputados aprovam reforma do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) Aprovado em redação final, o projeto de lei 499/2022 promove reformulação das carreiras de apoio, execução, aviação, profissional e socioeducativa do QPPE.

07/02/2023 17h23 | por Eduardo Santana, com informações da AEN
No primeiro dia de votações da nova Legislatura, deputados aprovam reforma do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE)

No primeiro dia de votações da nova Legislatura, deputados aprovam reforma do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE)Créditos: Dálie Felberg/Alep

No primeiro dia de votações da nova Legislatura, deputados aprovam reforma do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE)

No primeiro dia de votações com a participação dos parlamentares que formam a 20ª Legislatura, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a redação final da proposta que trata da reforma do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). O texto avançou durante a sessão ordinária desta terça-feira (7). No mesmo dia, a Casa realizou uma segunda sessão ordinária, sendo esta antecipada de quarta-feira (8).

O projeto de lei 499/2022, assinado pelo Governo do Estado, promove a reformulação das carreiras de apoio, execução, aviação, profissional e socioeducativa do QPPE. Segundo a justificativa do Executivo, a medida promove a “modernização de suas carreiras, o que, ao final, traduz-se em uma carreira mais motivadora, isonômica, eficiente e, por via de consequência, ensejadora de maior qualidade dos serviços públicos prestados pelo corpo funcional do Estado”.

A proposta estabelece mudança do modelo chamado de “matricial” para o modelo “linha única”, composta apenas por classes. O projeto propõe a criação de 18 classes remuneratórias, as quais irão substituir as 36 referências anteriores. Ou seja, a mudança ocorrerá na estrutura da carreira dos atuais e dos novos servidores. Com isso, diz o Governo, haverá alterações nos vencimentos.

Considerando a nova estrutura, haverá apenas uma forma de desenvolvimento da carreira, mas subdividida em três modalidades: Promoção por Aquisição da Estabilidade; Promoção por Capacitação; e Promoção por Escolaridade ou Titulação.

Para todas as modalidades de promoção previstas será exigido, como regra comum, a obtenção de resultado ou conceito satisfatório em processo de Avaliação de Desempenho, assim como comprovação da disponibilidade orçamentária e financeira do Estado, bem como da prévia autorização governamental. Também haverá um Plano de Capacitação específico para cada carreira.

A primeira promoção dos servidores integrantes das novas carreiras ocorrerá a partir do segundo ano de vigência da lei e com efeitos funcionais e financeiros a partir da data de publicação do respectivo ato. No total, afirma o Executivo, 16.289 atuais servidores (ativos e inativos) serão atingidos pelas mudanças.

A matéria agora segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo.

Demais projetos

Os projetos de lei 192/2022, da deputada Maria Victoria (PP) e do deputado Tercilio Turini (PSD), que institui a Rota Turística da Lavanda no estado do Paraná; 295/2022, do deputado Marcel Micheletto (PL), que denomina de Anacleto Pantano o trecho da rodovia PR-474, ligando os municípios de Braganey a Iguatu; e 512/2022, do deputado Gilson de Souza (PL), que concede o título de Utilidade Pública ao Instituto Ponte, de São José dos Pinhais, também avançaram nas sessões realizadas nestas terça-feira. As propostas passaram em primeiro e em segundo turno de votações.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação