Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Nova campanha do Agosto Azul é lançada na Assembleia Legislativa Campanha é voltada para a promoção da saúde dos homens, incentivando a adoção de hábitos saudáveis e a busca de cuidados médicos preventivos.

02/08/2016 17h22 | por Kharina Guimarães
Lançamento oficial do "Agosto Azul", proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSDB). 02/08/2016

Lançamento oficial do "Agosto Azul", proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSDB). 02/08/2016Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Lançamento oficial do "Agosto Azul", proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSDB). 02/08/2016


Um mês inteiro de campanha dedicado a incentivar os homens a cuidar da saúde. As ações preventivas que acontecerão em todo o estado fazem parte do Agosto Azul, que este ano tem como foco a saúde do trabalhador. A campanha foi lançada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (2), com manifestações em Plenário e com a abertura de uma exposição sobre as atividades desenvolvidas.

O Agosto Azul foi instituído no Paraná há cinco anos, a partir da Lei nº 17.099/2012, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que faz questão de ressaltar a importância da participação da Casa de Leis em ações como esta. “A Assembleia não se limita apenas a quatro paredes onde se criam leis. A Assembleia mostra que está atenta ao que acontece no estado. Os deputados estão preocupados e envolvidos nas campanhas de prevenção. Com uma campanha carinhosa e instrutiva, com certeza os homens aderem e vão fazer os exames que são muito importantes para a saúde”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), usou o próprio exemplo para chamar a atenção dos homens para a importância de se cuidarem. “Faço uma recomendação a todos os homens que joguem fora esse preconceito e façam regularmente seus exames. Eu faço isso regularmente. Portanto, acho extremamente benéfica essa campanha. Também faço atividades físicas regularmente. Hoje fiz 40 minutos de caminhada”.

Neste ano, a campanha tem como lema “Trabalhador! Passe um tempo com você”. A ideia é mostrar para os trabalhadores que a rotina agitada do dia a dia não pode ser desculpa para não cuidar da saúde. “Embora estejam em uma fase produtiva, muitos de nós não cuidamos da saúde e isso agrava o quadro já na fase produtiva ou tem reflexos mais a frente. Então nós conclamamos os homens a cuidarem da saúde, fazerem exercícios regularmente, se alimentarem bem, não consumirem álcool em excesso e prevenirem o tabagismo”, alerta Sezifredo Paz, diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde.

Sessão plenária – A saúde do homem também foi tema durante a sessão plenária. O coordenador da Divisão da Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde, Rubens Bendlin, usou a tribuna da casa para apresentar dados alarmantes. A cada cinco mortes de adultos com idade entre 20 e 30 anos, quatro são homens. A estimativa é de que seis mil homens perdem a vida por ano no Paraná. Considerando a expectativa de vida, o homem vive sete anos a menos do que as mulheres. “Queremos mexer com o setor produtivo para trabalhar essa lei e evitar os grandes impactos na saúde pública. Alguns setores são dominados pelos homens ainda. Lembro aqui a construção civil, os transportadores de carga e a segurança pública. Com esse tema queremos trazer uma profunda reflexão entre o mundo do trabalho e o mundo da vida, da qualidade de vida”.

A exposição permanece no Espaço Cultural da Assembleia até a próxima sexta-feira (5) e retorna ao espaço entre os dias 15 e 26 de agosto.

Ouça o Podcast relacionado

 



 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação