Cerca de 100 produtores de leite de Nova Esperança do Sudoeste participaram de palestra técnica promovida pela Prefeitura Municipal, com apoio da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira (29). A palestrante Denise Adamchuk explanou sobre dados da produção leiteira na região Sudoeste e técnicas de manejo que aumentam a lucratividade. O prefeito Jair Stange enfatizou que a parceria da Frente Parlamentar é importante para motivar a participação dos agricultores. “A Frente Parlamentar está fazendo um grande trabalho, porque coloca o produtor a par de várias situações do dia a dia. Agradeço de modo especial ao deputado Reichembach, pelo trabalho realizado na Frente, e aos produtores, que demonstraram um grande interesse em participar e, assim, melhorar as práticas na propriedade”, disse o prefeito.
O deputado Reichembach, coordenador da Frente Parlamentar, anunciou que essa palestra também será realizada em vários outros municípios do estado. “Estamos realizando essa parceria com vários municípios e é um trabalho que tem dado muito certo, porque os produtores têm demonstrado interesse em buscar novos conhecimentos. Isso é fundamental para que a atividade seja mais planejada, obtenha melhores resultados e se mantenha com lucros. Essa grande produção do Sudoeste se deve a vários fatores, como o esforço das secretarias de Agricultura, Emater, cooperativas, laticínios, mas principalmente através dos produtores, que além de se dedicarem diariamente à atividade, faça chuva ou sol, calor ou frio, têm demonstrado todo o interesse em buscar informações, como ocorreu nesta sexta em Nova Esperança”, frisou.
A região Sudoeste é responsável por cerca de 25 por cento da produção do estado. O título de maior bacia leiteira do Paraná começa a ser construído a partir das pequenas propriedades familiares da região. Em Nova Esperança do Sudoeste não é diferente: o trabalho pesado de ordenha, preparo da pastagem, cuidados com o rebanho é desenvolvido diariamente pela mão de obra familiar.
Nova Esperança foi o terceiro município do Sudoeste a receber o evento. Antes, produtores de Salgado Filho e Pérola d'Oeste também tiveram a oportunidade de participar.