Novas modalidades de turismo receberam destaque na Comissão em 2019 Objetivo foi o de reforçar as diversas atividades turísticas do Paraná e, com isso, estimular o desenvolvimento e atrair mais turistas para o Paraná.

28/01/2020 10h00 | por Thiago Alonso

Reunião da Comissão de Turismo que contou com a participação de representantes de órgãos e empresas ligadas ao setor.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná buscou em 2019 dar espaço a novas modalidades de turismo com o objetivo de reforçar as políticas em prol da atividade do Estado. Além de analisar projetos de lei, promover reuniões com órgãos e empresas ligadas ao setor, a Comissão também realizou eventos para debater ações para atrair novos turistas e estimular o desenvolvimento de novas regiões turísticas.

O cicloturismo, por exemplo, foi um dos focos da Comissão presidida pelo deputado Soldado Fruet (PROS), com discussões e criação de novos circuitos.

“Esta é uma modalidade de turismo ecológico que não demanda grandes obras ou investimentos, pois na maior parte do caminho aproveita estradas rurais e secundárias ricas em atrativos naturais e culturais. Com medidas simples do Estado e dos municípios, que não exigem muitos recursos, como sinalização e divulgação das rotas, é possível atrair muitos participantes e movimentar regiões que não seriam exploradas turisticamente”, explica o deputado.

Sobre o tema, os parlamentares aprovaram o projeto de lei 122/2019, de autoria dos deputados Goura (PDT), Delegado Recalcatti (PSD) e Galo (PODE), que institui o Circuito Cicloturístico do Alto do Iguaçu. Eles também aprovaram o projeto de lei 206/2019, de autoria dos deputados Goura, Nelson Luersen (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Luiz Fernando Guerra (PSL), Reichembach (PSC), Ademar Traiano (PSDB) e Paulo Litro (PSDB), que institui o Circuito Cicloturístico do Sudoeste do Paraná.

O tema também foi tratado durante a audiência pública “Cicloturismo no Paraná", realizada em parceria entre a Comissão de Turismo e a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, presidida pelo deputado Goura. O encontro discutiu formas de viabilizar a criação de uma política estadual para fomentar o desenvolvimento da prática no Estado. Também demonstrou aos participantes as iniciativas e boas práticas do cicloturismo no Paraná e no Brasil, debatendo propostas de desenvolvimento e apontando diretrizes e incentivos para o crescimento da modalidade.

Os membros da Comissão também aprovaram o projeto de Lei 443/2019, de autoria da deputada Mabel Canto (PSC) que institui o dia do triciclista, a ser celebrado anualmente no dia 12 de outubro. “Os projetos aprovados pela Comissão de Turismo têm o objetivo de reforçar a vocação turística do Paraná. Estas iniciativas têm todo o meu apoio, pois estamos falando de uma indústria limpa, com alto potencial de geração de empregos, renda e desenvolvimento regional”, avalia Fruet.

Paraná Turismo – No primeiro semestre, a Comissão de Turismo promoveu uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Paraná Turismo, empresa do Estado responsável pelo desenvolvimento do turismo no Paraná. O evento contou com a participação do presidente da autarquia, João Jacob Mehl, e do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes. Soldado Fruet diz que a celebração teve o objetivo de incentivar a todos os envolvidos com o setor, lembrando que o turismo tem importância fundamental para o desenvolvimento dos municípios.

Calendário e rotas – Os parlamentares também analisaram projetos que definem novas datas e caminhos turísticos no Estado. O projeto de Lei 243/2019, de autoria do deputado Rodrigo Estacho (PV) inclui o Caminho da Terra sem Males, situado no município de Turvo, no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná. O Projeto de Lei 413/2019, de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), institui a Rota do Sonho Lindo nas Regiões Turísticas do Norte, do Norte Pioneiro e do Vale do Ivaí. Já Projeto de Lei 607/2019, de autoria do deputado Tercílio Turini (CDN) insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná o Santuário Nossa Senhora Aparecida e insere no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado do Paraná a Festa da Padroeira, realizada anualmente no dia 12 de outubro no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Londrina.

Além do deputado Soldado Fruet, compõem a Comissão de Turismo da Assembleia os deputados Anibelli Neto (MDB), Rodrigo Estacho (PV), Professor Lemos (PT), Cobra Repórter (PSD), Galo (PODE) e Maria Victoria (PP).