O "Fala Deputado" desta semana revela um parlamentar apaixonado por futebol e pelo Oeste: Ademir Bier Mesmo no quinto mandato como deputado, este “quase” jogador de futebol profissional ainda se sente “meio prefeito” de Rondon.

13/04/2016 14h32 | por Cláudia Ribeiro
Programa "Fala Deputado" com primeiro secretário, deputado Ademir Bier (PMDB)

Programa "Fala Deputado" com primeiro secretário, deputado Ademir Bier (PMDB)Créditos: Dálie Felberg/Alep

Programa "Fala Deputado" com primeiro secretário, deputado Ademir Bier (PMDB)

No fim da década de 1960, Ademir Bier (PMDB) trocou Erechim, no Rio Grande do Sul, por Curitiba, para estudar e trabalhar. Foi onde fez o antigo curso colegial científico, foi cartorário, corretor de imóveis e, bom de bola, chegou a ser cotado para integrar o elenco do time de futebol profissional do Coritiba. O problema é que Bier, atleticano que era (e ainda é), recusou a oferta. “Eu gostava muito de jogar, mas o torcedor falou mais alto. E eu sempre digo: parei de jogar para ganhar votos”, brinca.

E ele não é um mero torcedor, não. Acompanha o time onde quer que ele esteja. Seja pela TV, na Arena da Baixada, nos campos do interior... Onde estiver o Furacão, lá estará Bier. “Se tem jogo na quarta, por exemplo, eu viajo na quinta, para poder assistir. Se o Atlético joga, eu dou um jeito de ver”.

Essa paixão atleticana é apenas mais uma entre tantas outras histórias contadas pelo deputado, formado em Administração de Empresas, ex-prefeito de Marechal Cândido Rondon, no extremo Oeste do Paraná, aos jornalistas Trajano Budola e Kharina Guimarães, durante o programa da Rádio Assembleia.

Falando em Marechal Cândido Rondon, Bier confidenciou que continua se sentindo “um pouco prefeito” do município e de todas as pequenas cidades que atende. “Eu conheço as pessoas desses lugares, sei das dificuldades delas e procuro ajudar da forma que posso”, destacou.

No quinto mandato como deputado estadual, atualmente ocupando a 2ª Secretaria da Assembleia, ele disse que sempre considerou difícil conciliar a vida pública com a vida em família e agradeceu a mulher Roseli Bier pelo empenho e cuidado com os dois filhos. “A minha esposa é que é digna de todos os méritos pela boa criação dos meus filhos, já que eu não podia estar sempre presente”, declara o agora também avô de dois netos.

Bier lembrou ainda da identificação com o antigo MDB, atual PMDB, onde começou e permanece até hoje. “A gente era taxado de comunista, por fazer oposição à Arena, na época”. Pelo partido do Movimento Democrático Brasileiro se elegeu vice-prefeito e depois prefeito de Marechal Cândido Rondon e, com uma aprovação de 93%, venceu a eleição para deputado estadual em 1992.
Considerado na região de Rondon como uma autêntica referência, Bier revelou que as lideranças locais vivem insistindo para volte a disputar a Prefeitura do município,  mas ele se esquiva. Diz que prefere continuar militando no Legislativo. Neste momento luta, ao lado de outros parlamentares, contra a prorrogação dos contratos de pedágio no estado.   “Há um grande sentimento por parte dos políticos e da sociedade para se evitar essa prorrogação. Nós temos essa obrigação e estamos criando uma grande Frente, formada por deputados estaduais e federais, para promover essa mobilização”, concluiu.

A entrevista completa com Ademir Bier você acompanha a partir desta quinta-feira (14), aqui no site da Assembleia e também em uma rádio próxima de você, já que o programa “Fala Deputado” chega a todas as emissoras do Paraná. Por isso, fique ligado!