Observatório Interinstitucional dos Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Paraná terá a participação da Assembleia Legislativa

19/08/2021 17h58 | por
O deputado Goura participou do lançamento do Observatório Interinstitucional dos Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Paraná.

O deputado Goura participou do lançamento do Observatório Interinstitucional dos Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Paraná.Créditos: Oruê Brasileiro

O deputado Goura participou do lançamento do Observatório Interinstitucional dos Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Paraná.

“O lançamento do Observatório Interinstitucional dos Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) é uma conquista importante, simbólica, e que tem grandes e enormes desafios pela frente. Porque nós continuamos assistindo violações gravíssimas de Direitos Humanos em várias áreas”, declarou o deputado estadual Goura (PDT) ao participar da cerimônia de instalação do órgão, que aconteceu nesta terça-feira (18), na sede do TJ-PR, em Curitiba. O deputado Subtenente Everton (PSL) também participou do evento.

“As violações de Direitos Humanos continuam contra as pessoas em situação de vulnerabilidade, em situação de rua, no sistema carcerário e também nos crimes contra a população LGBTQI+, contra os povos indígenas e contra outros setores da sociedade”, complementou Goura.

Combate às violações de DH -O deputado disse que o Observatório Interinstitucional do TJ-PR terá um papel importante no combate às violações dos Direitos Humanos. “O observatório torna-se mais importante ainda quando temos, neste momento no Brasil, um discurso de entes políticos em franco desrespeito aos Direitos Humanos. Então, é muito importante esta iniciativa do TJ-PR”, disse.

“Parabenizamos o presidente do TJ-PR, desembargador José Laurindo de Souza Neto e o presidente do observatório, desembargador Fernando Wolff Bodziak pela iniciativa”, destacou Goura.

Assembleia Legislativa - O deputado lembrou que a inclusão da Assembleia Legislativa do Paraná como integrante do Observatório Interinstitucional atendeu ao pedido feito, em fevereiro deste ano, ao presidente do TJ-PR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, pelos deputados Goura (PDT) e Tadeu Veneri (PT), respectivamente membro e presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania (CDHC) da Assembleia.

“A participação da Assembleia é fundamental neste observatório. Nós da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania vamos ter uma atuação ativa e trabalharemos em conjunto para fortalecer as políticas públicas em favor dos Direitos Humanos e no combate às violações destes mesmos direitos”, afirmou Goura.

O arquiteto, artista plástico e ativista Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1980, participou do evento, por videoconferência, com a palestra “Paz e Justiça”.

Observatório DH - O Observatório foi instituído pela Resolução nº 287/2021, do Órgão Especial do TJ-PR e é um órgão de caráter consultivo que tem como objetivo subsidiar a atuação do Poder Judiciário estadual na defesa dos direitos humanos e viabilizar um canal entre as diversas instituições envolvidas.

No Plano de Ação do Observatório, estão previstas audiências públicas, seminários e iniciativas educacionais, como a confecção de cartilhas sobre vários temas, além da criação de um canal de recebimento de reclamações e denúncias de transgressões aos direitos humanos.


Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação