Oeste diz não ao “outorgavírus”
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), integrante da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná, destacou nesta terça-feira (08) que a sociedade paranaense se mobiliza contra o modelo proposto pelo governo federal para as novas concessões do pedágio. "A região Oeste, por exemplo, já disse não ao outorgavírus e defende também um modelo pela menor tarifa", disse.
Romanelli compara o pedágio pela outorga, conforme proposto pelo governo federal, como mais um vírus que o Paraná deve enfrentar. "Querem repetir o mesmo modelo do atual pedágio que roubou os paranaenses e foi extremamente danoso à economia e ao setor produtivo".
O governo federal pretende retomar os 2,4 mil quilômetros de rodovias pedagiadas no estado e ampliá-los para 3,8 mil quilômetros. Serão mais rodovias com pedágio divididas em oito lotes. Pelo modelo proposto, a empresa, grupo ou consórcio vencedor da licitação pagará uma quantia em dinheiro à União (maior preço) e estará livre para praticar a tarifa que interessar e desobrigado, por exemplo, de executar obras como duplicações e melhorias nas estradas.
Documento - Em nota à imprensa, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) afirma que vai intensificar o movimento pela redução do preço do pedágio e por investimentos em infraestrutura na nova concessão das rodovias. "O desafio maior é evitar o modelo de outorga onerosa na licitação, o que manteria elevado o valor das tarifas, prejudicando usuários e setor produtivo", diz o POD.
Os contratos atuais vencem em 2021, afirmam ainda as lideranças do Oeste, e acumulando mais de duas décadas de vigência e reprovação da sociedade paranaense em razão das altas tarifas e carência de melhorias nas vias.
O POD enviou ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, aos senadores do Paraná, à bancada do estado na Câmara dos Deputados e aos 54 deputados estaduais, documento em que rejeita o modelo de outorga, seja ele híbrido ou não.
Sem chance - “Estamos dizendo claramente ao governador e aos representantes no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa que não aceitaremos outra concessão de pedágio que não seja a do menor preço da tarifa e com investimentos já nos primeiros anos. Pedimos o apoio deles ao nosso pleito. Vamos coletar assinaturas de entidades, lideranças e cidadãos de adesão à nossa proposta”, disse o empresário Danilo Vendrusculo, presidente do POD.
No documento, as lideranças do Oeste reafirmam a tese do deputado Romanelli de que a outorga, se adotada, representa mais um tributo, resultando em tarifa cara e, como efeito, perda de competitividade. “A expectativa do setor produtivo e da sociedade é que o governo federal construa uma modelagem com preço justo do pedágio, com redução em torno de 50% das tarifas praticadas pelas atuais concessões”, diz o documento.
Mobilização - O POD atua com instituições como a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Sistema Ocepar e demais representações do setor produtivo do estado.
“Há quatro anos, reunimos lideranças de 50 cidades em Foz do Iguaçu e fortalecemos o movimento que impediu, na época, a prorrogação dos contratos do pedágio atual, um dos mais caros do país”, lembra Vendruscolo.
O POD convida entidades de classe, Câmaras de vereadores, prefeituras e meio empresarial para amplificar essa causa. “É fundamental a participação da sociedade. Precisamos defender os interesses do Oeste, preparando-se para os próximos meses, quando iniciarão as audiências públicas sobre a concessão das nossas rodovias”, pontua Vendrusculo.
Notícias Relacionadas
Sebrae mostra pujança da agricultura familiar do Norte Pioneiro, destaca deputado Romanelli (PSD)
Parlamentar defende que inovação no campo vai além da tecnologia e passa pela certificação e pela agroecologia.
Leia maisSessão Solene na Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE
Deputados reconheceram o papel fundamental da instituição para a história do Brasil e para a construção de políticas públicas.
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE em Sessão Solene na próxima terça-feira (26)
Homenagem é proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT).
Leia maisParaná terá Câmara Técnica do Porco Crioulo na Secretaria da Agricultura, afirma deputado Romanelli (PSD)
De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa é estimular a criação, a comercialização e a manutenção das raças crioulas no estado.
Leia mais