Oposição reivindica isenção de pedágio para moradores da Lapa Audiência Pública evidenciou um descompasso entre as necessidades dos moradores e as políticas públicas vigentes

17/04/2024 17h32 | por Assessoria Parlamentar

Audiência ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã de terça-feira (16).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Os deputados Arilson Chiorato (PT), vice-líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, e Goura (PDT), lideraram uma audiência pública nesta terça-feira (16), para debater a necessidade de isenção de pedágios para os moradores da Lapa, especialmente aqueles que vivem em comunidades quilombolas. A falta de representantes do Governo do Paraná e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) evidenciou um descompasso entre as necessidades dos cidadãos e as políticas públicas vigentes.

"As praças de pedágio têm separado famílias e comunidades, interferindo diretamente no direito de ir e vir, fundamental para a economia local e a qualidade de vida dos cidadãos", disse o deputado Arilson Chiorato, ao salientar a importância da conexão entre as comunidades e enfatizar a necessidade de alterações na modelagem atual dos pedágios.

Goura expressou preocupação com a continuidade de erros antigos. "Não podemos permitir que as novas concessões continuem a onerar o povo paranaense. Necessitamos de mudanças imediatas para assegurar que os interesses sociais prevaleçam sobre as escolhas político-eleitoreiras", afirmou. O deputado ainda apontou para a essencialidade da mobilidade na garantia de direitos sociais.

Propostas de isenção e justiça na cobrança

Os deputados Professor Lemos (PT) e Luciana Rafagnin (PT) também participaram da audiência pública e se posicionaram contra o novo modelo tarifário, referindo-se a ele como uma ameaça à mobilidade local.

"Defendemos que os moradores de municípios com praças de pedágio sejam isentos dessa cobrança, evitando prejuízos significativos", disse Professor Lemos, chamando atenção para a necessidade de adaptações nas próximas concessões para atender às demandas locais.

Luciana Rafagnin lembrou das dificuldades históricas associadas aos pedágios. "É crucial que os novos contratos sejam cumpridos e que proporcionem isenção para os residentes locais. A garantia da mobilidade sem custos adicionais é uma questão de justiça social", concluiu, reforçando o apelo por uma política mais equitativa.

Esta mobilização na Casa reitera a determinação da Bancada de Oposição em promover uma política de pedágios que seja justa e equitativa, garantindo a isenção necessária para que a mobilidade não seja apenas um direito, mas uma realidade acessível para todos os paranaenses.