Os 334 anos de São José dos Pinhais são comemorados na Assembleia Legislativa A localização estratégica, a infraestrutura e a mão de obra qualificada fez o município apresentar um dos maiores índices de crescimento econômico do Paraná

20/03/2024 22h29 | por Antônio Dilay e Maria Eduarda Buchi
Solenidade ocorreu no Plenário da Casa na noite desta quarta-feira (20).

Solenidade ocorreu no Plenário da Casa na noite desta quarta-feira (20).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade ocorreu no Plenário da Casa na noite desta quarta-feira (20).

O presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, deputado Thiago Bührer (União Brasil) promoveu, nesta quarta-feira (20), no Plenário Deputado Waldemar Daros, uma sessão solene para comemorar o aniversário de 334 anos do município de São José dos Pinhais, localizado na Região Metropolitana de Curitiba e sua cidade natal.

Bührer comentou sobre a alegria de homenagear sua cidade natal. “São José dos Pinhais é uma cidade que tem uma grande representação no estado do Paraná e completa 334 anos. Nada melhor que podermos apresentar aqui esse município para todo o Paraná. Em todos estes anos foram vários avanços de São José dos Pinhais, desde a questão industrial com várias indústrias instaladas e se instalando no município e a questão da agricultura que é muito forte. A cidade tem um grande cinturão verde fornecendo hortifrútis e muitas outras culturas”.

 

“Eu estive quatro anos na frente das secretarias de esportes de São José dos Pinhais, e sempre procuramos a evolução. Temos grandes equipes dentro do município, temos a questão do clube de tiro, a questão do futebol feminino, que tem uma grande representatividade, a questão do basquete foi muito forte, o basquete, inclusive já representou o estado em nível nacional, o voleibol também, e hoje temos o São Joseense, um clube dentro da cidade com praticamente dez anos de existência e que representa hoje São José dos Pinhais no certame estadual. Ficamos muito felizes em ter essa representatividade, essa bandeira do esporte, São Joseense”, completou o deputado Bührer, que é presidente da Comissão do Esporte na Assembleia Legislativa do Paraná.

Já a prefeita Margarida Maria Singer (Cidadania) ressaltou a importância da homenagem prestada pela Assembleia Legislativa. “A ideia de celebrar esses 334 anos de São José dos Pinhais aqui na Assembleia Legislativa com certeza é um reconhecimento e por isso quero agradecer ao Thiago Bührer, deputado do nosso município que propôs essa sessão solene. Um município que cresce cada vez mais e com certeza, toda a população está muito feliz e especialmente eu, pela cidade que eu amo. E quem ama cuida, por isso procuro cuidar com muito amor do nosso povo e da nossa cidade. Estou muito feliz com essa honra”.

Durante o evento foi apresentado um vídeo do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD) em homenagem ao ex-deputado Francisco Büher e a entrega do troféu “Assembleia da Gente” entregue pelo seu filho deputado Thiago Büher (União Brasil) e oferecido pelo deputado Alexandre Curi (PSD).

O homenageado, ex-deputado Francisco Bührer disse estar muito honrado e feliz pela homenagem recebida. “São José dos Pinhais me recebeu quando eu era jovem, e ali construí os meus 45 anos de vida política. Por isso eu me sinto honrado hoje com essa homenagem do Thiago Bührer, meu filho, e do deputado Alexandre Curi. E também pela celebração a São José dos Pinhas, uma cidade que vem num crescimento, uma cidade hoje muito bem administrada e uma cidade que tem o carinho de todos aqueles que vão lá construir suas famílias. São José dos Pinhas é uma cidade grande, mas ao mesmo tempo é uma cidade parecida com uma cidade do interior, onde todo mundo conhece o vizinho, conhece a região e o meio político”.

A mesa de autoridades ficou composta pelo presidente e proponente da sessão solene, deputado Thiago Bührer (União Brasil); prefeita do município de São José dos Pinhais, Margarida Maria Singer; ex-deputado Francisco Bührer (Legislaturas 15ª,16ª,17ª, 18ª e 19ª – 2023 a 2023); o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de São José dos Pinhais, coronel Galeski; o juiz da 199ª zona eleitoral de são José dos Pinhais, doutor Siderlei Ostrufka Cordeiro; vereador do município, Abílio Alves e o assessor da presidência da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), Daniel Vilas Boas.

O município de São José dos Pinhais tem um dos maiores índices de crescimento econômico do Paraná em decorrência da sua localização estratégica, infraestrutura e mão de obra qualificada, que despertam o interesse e dão segurança para que os empresários se instalem na cidade. O fortalecimento da economia municipal gerou qualidade de vida à população de São José dos Pinhais, que hoje pode contar com um comércio diversificado e capaz de suprir as necessidades dos são-joseenses.

História e Demografia

São José dos Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná, criado através da Lei nº 10 da então província de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852. A lei definia que a sede do município seria chamada Villa de São José dos Pinhais. O estabelecimento político da cidade se deu com a instalação da Câmara dos Vereadores, em 8 de janeiro de 1853. Em 27 de dezembro de 1897, a vila foi elevada à categoria de cidade. Tem a quinta maior área da Região Metropolitana de Curitiba sendo o terceiro polo automotivo do país, e também sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena, principal terminal aéreo do estado do Paraná.

O Censo 2022, divulgado em junho do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a população de São José dos Pinhais chegou a 329.222 pessoas. Esse número representa um aumento de 24,61% em comparação com o Censo de 2010. Outros números expressivos do levantamento apontam São José dos Pinhais como a 6ª cidade mais populosa do Paraná, 12ª colocada na Região Sul e 85ª no Brasil. A pesquisa do IBGE ainda trouxe uma densidade demográfica de 347,85 habitantes por km² e uma média de 2,8 moradores por residência. São José dos Pinhais também está entre os municípios paranaenses que mais ganharam população em números absolutos: 65.012 pessoas, ficando atrás apenas de Fazenda Rio Grande. De acordo com a pesquisa, todas as regiões metropolitanas cresceram acima da média nacional. Vizinho dos municípios de Pinhais, Curitiba e Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais se situa a 14 km a Sul-Leste da Capital do Estado.

O Independente Futebol São-Joseense e o Sport Clube São José são os clubes de futebol da cidade. O Clube União Esportivo São José e o representante local do futebol feminino, que já conquistou o campeonato paranaense e, por indicação da Federação Paranaense de Futebol, foi o representante do Paraná na Copa do Brasil de Futebol Feminino de 2007. No passado também participaram do Campeonato Paranaense de Futebol o Parque Aquático Vila Olímpica Clube, o Clube Esportivo e Recreativo São José, o Mixto Futebol Clube e o Cabral Futebol Clube. O Centro de Esporte e "Lazer Ney Braga" é o maior ginásio de esportes de São José dos Pinhais, com quadras para basquete vôlei e canchas de futsal. O município conta com o maior clube de tiro esportivo do Brasil.



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação