Os 50 anos da Renovação Carismática Católica são comemorados em sessão solene na Assembleia Legislativa Solenidade alusiva às celebrações do Jubileu de Ouro da RCC atendeu a uma proposição apresentada pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSC).

27/09/2017 19h30 | por Trajano Budola e Luiz Alberto Pena com colaboração da assessoria parlamentar.
Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Renovação Carismática Católica.

Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Renovação Carismática Católica.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Renovação Carismática Católica.

Os 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC), comemorados em 2017, motivaram uma sessão solene especial na Assembleia Legislativa do Paraná na noite desta quarta-feira (27), conforme proposição do deputado estadual Evandro Araújo (PSC). Nascido há 50 anos nos Estados Unidos, o movimento carismático chega ao Jubileu de Ouro contando com cerca de 100 milhões de membros por todo o mundo e tendo em torno de onze mil grupos de oração somente no Brasil, motivados na missão de evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. Tudo para fazer cada vez mais discípulos de Jesus Cristo e tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado – difundindo a espiritualidade e a cultura de Pentecostes, a partir, justamente, dos grupos de oração.

Inúmeras autoridades e membros da comunidade prestigiaram o evento, entre elas o deputado Claudio Palozi (PSC), que presidiu a cerimônia; os deputados Ratinho Júnior (PSD) e José Carlos Schiavinato (PP); o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo; Maria Ivone Ferreira Ranieri, presidente do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica do Paraná; a coordenadora diocesana de Renovação Carismática Católica de Curitiba, Maria Bobadilla Lazinski; o capelão da Assembleia Legislativa, padre José Aparecido Pinto; e o prefeito de Ribeirão do Pinhal, Wagner Martins.

Dom José Antônio Peruzzo parabenizou o movimento pelos 50 anos. “É um grupo significativo de católicos do Brasil, de grande expressão e de grande manifestação do seu modo de crer”, afirmou. Ele também destacou os trabalhos da RCC em esforços pela recuperação de dependentes químicos que, de acordo com o líder religioso, tem tido excelentes resultados. “Eu vi situações impressionantes de dependentes que nos centros terapêuticos mantidos por entidades cristãs de inspiração na RCC tiveram belos resultados e construíram realidades prodigiosas”, explicou.

Para o deputado Evandro Araújo, “este é um momento de confraternização mais do que especial. O que se espera com a experiência no Batismo com o Espirito Santo é que isto não fique guardado apenas para cada um de nós, mas possa transformar todos os cantos da sociedade”, afirmou. “Estou aqui hoje como deputado, porque um dia eu fiz esta experiência e ela não podia ser guardada só para mim. Este é um dia em que a Assembleia Legislativa do Paraná honra este movimento que tanto bem faz para o Brasil e para o mundo”, completou.

De acordo com a presidente Maria Ivone Ranieri, a abertura da Assembleia vai de encontro aos preceitos da fé cristã, representando a cidadania. “Esta é uma Casa de Leis e nós primamos pela lei. Um bom cristão também é um bom cidadão e a Renovação Carismática tem muitos ministérios, entre eles o da fé política, porque nós queremos, justamente, que este pensamento cristão esteja presente nas leis”, explicou.

Organização – Desde o princípio, como é relatado no Portal Oficial da RCC Brasil, os integrantes da Renovação, para melhor promoção de suas atividades, sentiram a necessidade de uma boa organização, contando para tanto com equipes de âmbito local, regional, nacional e internacional. Essas células têm como função promover uma articulação entre suas coordenações e garantir sua unidade. O grupo de oração é a base da estrutura da Renovação Carismática. Organizados geralmente nas paróquias e liderados por leigos, eles são formados por um número variado de pessoas, em reuniões que acontecem semanalmente.

Inúmeros grupos de oração deram origem às comunidades carismáticas, onde os laços de vida entre seus integrantes são ainda mais estreitos. Estas comunidades têm várias estruturas, vocações, formas e graus de dedicação. Além de encontros nos grupos de oração, os membros da Renovação Carismática se reúnem com alguma frequência em encontros de oração que ocorrem nos fins de semana, na forma de retiros, visando aprofundar o conhecimento de Renovação e preparar novos líderes. Podem ser organizados em âmbito paroquial, diocesano, etc. Igualmente, em média uma vez por ano, ocorrem em cada Estado ou Diocese os Cenáculos, que são grandes encontros que reúnem milhares de pessoas em estádios de futebol ou ginásios esportivos, onde são realizados dias de oração semelhantes aos que ocorrem nos grupos de oração.

Assim, a Renovação criou uma organização interna que lhe dá um elevado grau de maleabilidade: por um lado, cada grupo de oração goza de grande autonomia, podendo realizar suas reuniões conforme as necessidades específicas de seus membros; por outro, as equipes de coordenação, atuando por meio das atividades auxiliares, garantem à Renovação Carismática uma linha comum.

Em Roma, a Renovação conta com um Escritório Internacional, que teve como origem um centro de comunicação surgido ainda em Ann Arbor, no estado americano de Michigan. Em 1978, o escritório na capital italiana passou a ser formado por nove integrantes, que representavam os cinco continentes. Trata-se do “International Catholic Charismatic Renewal Office” – Escritório Internacional da Renovação Carismática.

Ouça o Podcast relacionado