Outubro também é marcado pela luta das mulheres pela paz Lei estadual institui a Semana para a promoção de ações educativas, artísticas, esportivas e religiosas em prol da cultura de paz e da tolerância.

25/10/2021 13h42 | por Assessoria parlamentar
Última semana de outubro é marcada pela luta das mulheres ao reconhecimento da dignidade feminina e dos seus direitos à liberdade, à justiça e à paz.

Última semana de outubro é marcada pela luta das mulheres ao reconhecimento da dignidade feminina e dos seus direitos à liberdade, à justiça e à paz.Créditos: Freepik

Última semana de outubro é marcada pela luta das mulheres ao reconhecimento da dignidade feminina e dos seus direitos à liberdade, à justiça e à paz.

Além de ser o mês de cuidados com a saúde da Mulher, Outubro também marca a luta das mulheres pela igualdade e, acima de tudo, a afirmação e reconhecimento da dignidade feminina e dos seus direitos à liberdade, à justiça e à paz. Para marcar essa foi criada no Paraná a Semana Mulheres pela Paz, através de uma proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSC), apresentada e aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo da Semana, é a realização de ações educativas, artísticas, esportivas e religiosas em prol da cultura de paz e da tolerância, com o intuito de envolver a sociedade em torno de uma cultura de paz e respeito que transcenda as diferenças étnicas, de crenças e ideológicas.

As ações, conforme determina a lei 19.622/2018, são realizadas na última semana de outubro. “Ao ligarmos a televisão, acessarmos a internet, as redes sociais, ou ao abrirmos o jornal, nos deparamos rotineiramente com notícias que envolvem intolerância, preconceito, discriminação e principalmente violência. Este tipo de notícia está tão presente no nosso dia-a-dia que nos deixamos levar pela indiferença, mas não podemos nos permitir criar um conceito onde a paz seja exceção, mas ao contrário, deve ser a regra. Talvez a busca pela paz possa soar como algo utópico, mas não podemos cessar a busca por um convívio onde possamos expurgar as manifestações de ódio”, comenta a deputada Cantora Mara Lima.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação