Além da iluminação especial que vem ostentando desde o último dia 17, a Assembleia Legislativa promove ato nesta quarta-feira (26), a partir das 10 horas, no Plenarinho, para marcar a comemoração do Outubro Rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama no mundo inteiro. O evento, voltado para as servidoras do Poder Legislativo, consistirá numa palestra da professora Tânia Mary Gomes, presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL – que se repetirá também à tarde, a partir das 15 horas, no mesmo local.
Ao participar ativamente do movimento, a Assembleia busca estimular a formação de uma rede para disseminar informações e orientações sobre a doença, cuja incidência cresceu 160% nos últimos 20 anos, e só no ano passado matou 425 mil mulheres em todo o mundo. Autora do projeto de lei nº 641/11, sancionado na tarde desta terça-feira (25) pelo governador Beto Richa (PSDB), instituindo oficialmente

o “Mês Outubro Rosa”, dedicado a ações preventivas à integralidade da saúde da mulher, a deputada Mara Lima (PSDB) destaca a importância das medidas preventivas para minorar esse quadro, o que demanda um melhor aparelhamento da rede pública de saúde e a elaboração de políticas permanentes de assistência à saúde das mulheres. Em Curitiba, as 110 unidades públicas de saúde oferecem gratuitamente o exame de mamografia, principal aliado contra o câncer de mama no país.
Além da deputada tucana, confirmaram presença no evento as deputadas Luciana Rafagnin (PT), Rose Litro (PSDB) e Marla Tureck (PSD); a presidente da Associação das Senhoras dos Deputados – Apasde – Susana Rossoni, mulher do presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni e responsável por várias atividades referentes ao Outubro Rosa na Casa; o próprio deputado Rossoni; o 1º secretário Plauto Miró (DEM); e o 2º secretário Reni Pereira (PSB).