A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) apresentou Voto de Congratulações com Menção Honrosa à Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), de Francisco Beltrão, que completa 60 anos de história.
Fundada em 10 de fevereiro de 1966 por 33 jovens agricultores da Juventude Agrária Católica (JAC), com o apoio de padres belgas da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, a Assesoar nasceu com o compromisso de promover melhores condições de vida aos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Ao longo de seis décadas, construiu uma trajetória marcada pela defesa da agricultura familiar, da agroecologia, da educação do campo e do desenvolvimento regional.
“Nesses 60 anos, a Assesoar construiu uma história sólida, sempre ao lado do povo do campo, defendendo direitos, fortalecendo a organização popular e contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do Sudoeste do Paraná”, destacou a deputada Luciana Rafagnin.
A parlamentar ressaltou ainda o papel fundamental da entidade na defesa das Escolas do Campo, na valorização dos saberes populares, na luta por direitos e na formação política da juventude rural — bandeiras que ajudaram a moldar políticas públicas e fortaleceram a identidade e a resistência do campo paranaense.
“Nesses 60 anos, a Assesoar construiu uma história sólida ao lado do povo do campo, defendendo direitos, fortalecendo a organização popular e contribuindo para o desenvolvimento do Sudoeste do Paraná. Da construção de pastorais populares à organização de cooperativas, passando pelas Escolas do Campo e pela agroecologia, foram muitas conquistas e também desafios”, destacou a deputada Luciana.
Atualmente, a Assesoar reúne mais de 180 associadas e associados em 27 municípios do Sudoeste do Paraná e conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de administração, agronomia, comunicação, contabilidade, educação, geografia, pedagogia, psicologia e serviço social. Sua estrutura física permite a realização de reuniões, seminários, assembleias, cursos e eventos de diferentes portes, além de oferecer hospedagem, alimentação, auditório, salas de estudo, biblioteca, centro de documentação e espaço de ciranda infantil.
A entidade edita semestralmente a Revista Cambota, reconhecida como um importante instrumento de comunicação popular, reflexão crítica e formação política, que contribui para dar voz às lutas e às experiências do povo do campo. Referência na organização popular do Sudoeste paranaense, a Assesoar também tem participação ativa no Fórum Regional das Organizações do Sudoeste, espaço que articula movimentos sociais, organizações populares e entidades sindicais em defesa do desenvolvimento regional com justiça social.
Raízes
Com raízes fincadas na luta coletiva, a trajetória da Assesoar também está diretamente ligada ao nascimento da Cresol. Ainda na década de 1980, a entidade articulou, em parceria com a organização alemã Misereor, os primeiros recursos para a criação de um Fundo de Crédito Rotativo destinado às associações de agricultores. Foi esse fundo que, em 1995, deu origem à Cresol, hoje uma das principais experiências de cooperativismo de crédito solidário do país.