As obras de reforma do Aeroporto Afonso Pena para a Copa do Mundo, previstas para começar no mês de setembro, estão provocando preocupação entre as empresas do setor do Turismo. A proposta da Infraero é fechar o terminal por nove meses, das segundas às quintas-feiras, das 23h30 até às 6 horas e das 14h do sábado até às 12h do domingo.
De acordo com o Sindicado Nacional das Empresas Aéreas, esse cronograma vai provocar o cancelamento de 118 vôos por semana. Para diminuir o impacto sobre os horários dos vôos, a Associação Paranaense das Agências de Viagens (ABAV) solicitou apoio à Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa para tentar mudar os horários de interrupção dos serviços.
Segundo o vice-presidente da ABAV, Roberto Bacovis, a idéia é reduzir as paradas diárias em meia hora e ampliar o período total de obras de nove para 10 meses, como forma de provocar o mínimo de alterações na vida dos passageiros.
O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, deputado Antonio Anibelli Neto (PMDB), apresentou em Plenário, proposta para que o Legislativo paranaense possa mediar negociações junto à Infraero. De acordo com a ABAV, já estão vendidas 90 mil passagens para o período previsto para as obras.