Paraná alcança novo marco histórico com a inauguração da sua 161ª Procuradoria da Mulher
O Estado é o que possui a maior quantidade de Procuradorias em todo o Brasil.
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná aumentou para 161 o número de municípios com órgãos instalados em todo o Estado que atuam em defesa das mulheres. Em seu primeiro mandato, a deputada estadual Cloara Pinheiro foi escolhida pela Comissão Executiva da Casa como Procuradora Especial da Mulher da Casa e reforça a importância de aumentar ainda mais esse número.
“Isso é resultado de um árduo trabalho realizado em conjunto com minha equipe. Estamos percorrendo os municípios do Paraná, destacando a importância desse órgão nas Câmaras Municipais. Quando assumi o cargo de Procuradora Especial da Mulher na Alep, contávamos com 113 Procuradorias. Hoje, somos 161, e a tendência é que esse número aumente ainda mais”, destaca Cloara Pinheiro.
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná expande sua rede, promovendo a proteção e o empoderamento das mulheres em todo o território estadual. As últimas cidades a implantarem a Procuradoria foram Piraquara e Itapejara D’Oeste. Com isso, o estado reafirma sua liderança nacional nesse importante movimento de defesa dos direitos femininos.
A Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) da Assembleia é um órgão de defesa dos direitos femininos que trabalha, desde julho de 2019, como a representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero, ao mesmo tempo que atua na defesa dos direitos adquiridos das paranaenses, na mediação para aprimoramento de políticas públicas existentes e na articulação para criação de novas políticas de proteção e empoderamento feminino.
Atendimentos
Desde sua criação, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná prestou mais de 2 mil atendimentos, incluindo assistência às vítimas e orientações às procuradoras municipais e funcionárias. A Procuradoria está aberta, ainda, para receber denúncias de discriminação, cerceamento de direitos e violência contra a mulher, promovendo os encaminhamentos necessários em busca de soluções rápidas e eficazes junto a qualquer outro órgão e instituição, sejam públicos ou privados. A proximidade com as pessoas é o norte da ProMu, e o objetivo é estar presente em todos os 399 municípios do Paraná.
Notícias Relacionadas
Assembleia aprova projeto que denomina Viaduto da PUC, em Londrina, como Papa Francisco e proposta segue para sanção
Leia mais
Paraná comemora o Dia da Mãe Atípica em 10 de maio
A Lei nº 22.946/2025, das deputadas Maria Victoria (PP), Cloara Pinheiro (PSD) e Cantora Maria Lima (REP), insere a data no calendário oficial do Estado e valoriza o papel das mães que se dedicam ao cuidado de filhos com desenvolvimento atípico.
Leia mais
7º Encontro das Procuradorias da Mulher reúne autoridades e amplia debate sobre proteção e políticas públicas no Paraná
Debates abordaram integração institucional, interiorização de serviços e fortalecimento de mecanismos de acolhimento e orientação às mulheres.
Leia mais
Assembleia Legislativa promove o 7º Encontro das Procuradorias da Mulher e fortalece rede de proteção no estado
Leia mais