Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Paraná conta com mais um dia para incentivar ações de combate ao racismo

22/03/2019 09h49 | por Nádia Fontana, com informações da ANPr.
Cerimônia de sanção da nova lei reuniu lideranças e representantes da comunidade negra.

Cerimônia de sanção da nova lei reuniu lideranças e representantes da comunidade negra. Créditos: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Cerimônia de sanção da nova lei reuniu lideranças e representantes da comunidade negra.

“Somos poderes independentes, mas que unidos têm muito mais força. Agora, com a sanção desta lei pelo governador, tenho a convicção de que vamos levar as ações aos quatro cantos no estado do Paraná”, afirmou o deputado Anibelli Neto (MDB) ao participar da cerimônia em que foi sancionada, na quinta-feira (21), pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a lei que institui o Dia Estadual de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

A lei surgiu a partir de uma iniciativa do deputado Anibelli Neto, que apresentou um projeto na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), discutido e aprovado em Plenário. A nova lei define que a data será celebrada anualmente em 21 de março, com campanhas e ações educativas realizadas pelos poderes Executivo e Legislativo. Durante as votações do projeto, Anibelli Neto citou dados do IBGE e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) para assinalar que, embora representem a maioria (54%) da população, negros e pardos têm renda per capita inferior à dos brancos, são mais atingidos pelo desemprego e têm acesso mais limitado à educação. Além disso, destacou que a população de jovens e adolescentes negros é a maior vítima da violência urbana. “É preciso dar um fim ao preconceito e à discriminação que ainda vigoram no país”, afirmou o deputado naquele momento.

Massacre – A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 21 de março como Dia Internacional da Luta pela Eliminação do Preconceito Racial. A data foi escolhida em referência ao massacre que ocorreu no bairro Sharpeville, em Joanesburgo, na África do Sul, no 21 de março de 1960, quando 69 pessoas morreram e 180 ficaram feridas durante um protesto contra as leis apartheid. Participaram da cerimônia, que aconteceu no Palácio Iguaçu, o líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD); o coordenador da área de Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, além de membros da comunidade negra do Paraná.

  

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação