O deputado Valdir Rossoni, PSDB, disse nesta segunda-feira, 24, que assim que recomeçarem as sessões plenárias na Assembléia Legislativa vai questionar novamente a administração do Porto de Paranaguá. Segundo o deputado, a administração, que já ia mal, está pior ainda. Rossoni afirmou que a queda na exportação de grãos e a escolha do Porto de São Francisco por grandes grupos empresariais comprovam que o Paraná está perdendo pela forma como os portos do Estado vem sendo administrados por Eduardo Requião.Um anúncio publicado na quinta-feira da semana passada comunica a associação entre a “Dragados Servicios Portuarios e Logística – DSPL”, empresa espanhola especializada em operações de logística portuária e o grupo empresarial catarinense TESC. O objetivo dessa associação é o desenvolvimento de “operações portuárias e investimentos em terminais de containeres no Porto de São Francisco do Sul, Estado de Santa Catarina”.A Dragados é um gigante do setor. É uma empresa de capital aberto com faturamento anual de 12 bilhões de euros. O lógico seria que a empresa investisse no Porto de Paranaguá, muito maior e mais importante que o de São Francisco. Mas a lógica, de acordo com Rossoni, não funciona porque as idissincrasias ideológicas e transgênicas, assim como o hábito de romper contratos, dos irmãos Requião estão espantando os investidores para Santa Catarina e outros Estados. “O Eduardo Requião é o melhor presidente que o Porto de São Francisco já teve”, provocou.Ainda de acordo com levantamento da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o embarque de soja em grão nos portos brasileiros aumentou 25,2% no primeiro semestre deste ano em relação a 2005. Mas os dados, extremamente positivos, passam longe do Porto de Paranaguá que, ao contrário dos demais portos, registrou queda de 23,1% no embarque de grãos, em comparação aos primeiros seis meses de 2005. Enquanto que no Porto de São Francisco os embarques de grãos aumentaram 69,6%, no mesmo período. Segundo Rossoni, o quadro é resultado da intransigência em embarcar transgêncicos. “A teimosia e a desobediência do governo do Estado à legislação federal estão afundando o nosso Porto de Paranaguá”, afirmou. Rossoni disse que na terça-feira, 1º de agosto, pedir escarecimentos ao superintendente da Appa, Eduardo Requião, para explicar aos parlamentares da Assembléia Legislativa todos os pontos que estão nebulosos em relação à gestão dos portos paranaenses. Sonia MaschkeLiderança da Oposição41/3350-4193