Paraná Trifásico avança no desenvolvimento dos municípios do interior, diz Romanelli

22/06/2020 17h09 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta segunda-feira (22) o investimento do Estado para garantir melhoria no serviço de fornecimento de energia elétrica nas áreas rurais. O Programa Paraná Trifásico, diz Romanelli, é um avanço e um incentivo ao desenvolvimento da agropecuária paranaense.

“Serão investidos R$ 2,1 bilhões até 2025 no maior programa elétrico na era digital”, considera o deputado. Romanelli explica que o programa precisou ser escalonado porque não havia disponibilidade de insumos suficientes para instalação imediata dos equipamentos e do cabeamento.

A previsão é de que sejam instalados 2,5 mil quilômetros apenas em 2020. O programa é uma evolução do Clic Rural, que possibilitou a mais de 120 mil propriedades rurais nos anos 80 o acesso à energia elétrica, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no campo. Na época, todas as redes instaladas eram monofásicas.

O Clic Rural se tornou o principal programa de eletrificação rural, o que colocou o Paraná como o estado com maior número de consumidores rurais ligados à rede de energia elétrica. Romanelli lembra que para executar o programa e atender aos produtores rurais, a Copel definiu algumas estratégias como a diminuição das sofisticações técnicas e barateamento dos serviços, para torná-los acessíveis.

Investimento — Até o momento pelo Paraná Trifásico foram instalados 310 quilômetros de redes modernas de energia elétrica. O investimento representa apenas 1,24% do total de 25 mil quilômetros que serão implementados nos próximos anos.

Com o investimento nas novas redes, a previsão é de que o Paraná incentive o aumento da produtividade e a transformação das cadeias produtivas do leite, da avicultura, piscicultura e suinocultura. “Em algumas regiões, como no Oeste e Norte Pioneiro, onde a avicultura e a pecuária têm forte influência na economia, assim como outras culturas, o programa vai garantir um ritmo de crescimento pelos próximos 30 anos”, estima Romanelli.

O deputado aponta que a transformação da rede elétrica – de monofásica para trifásica – vai permitir aos empreendedores rurais a ampliação ou construção de novas instalações. Isso porque, segundo ele, o novo sistema, moderno e adaptável às novas tecnologias, vai eliminar quaisquer dificuldades como estas, até então enfrentadas nos empreendimentos rurais.

Paraná Trifásico — Desde a década de 1980, os produtores do Paraná têm apenas a opção de utilização da rede elétrica monofásica. Com o novo programa, os produtores paranaenses terão, além de abastecimento com energia elétrica nas casas e propriedades, uma rede trifásica, que pode ser utilizada tanto na produção quanto nas residências.

No sistema atual, os postes são fixados em meio à plantação, dificultando o acesso dos técnicos, quando da necessidade de manutenção da rede. Com o novo sistema, que está em implantação em todo o Estado, os postes antigos são retirados do meio da plantação e colocados nas estradas rurais, facilitando o acesso dos técnicos.

Além disso, os cabos são revestidos e mais resistentes. Assim, se eventualmente uma árvore ou um equipamento agrícola tocar na rede, o risco de acidente é bem menor do que no sistema atual, com cabos sem proteção.

Também será possível interligar as redes, o que vai criar redundância no fornecimento. “Assim, se a energia falhar em uma ponta, a outra fornece o abastecimento e, em caso de desligamentos, os produtores rurais terão o restabelecimento da energia mais rápido”, explica Romanelli.

Tecnologia - Com os novos equipamentos, considerados inteligentes, também será possível identificar curtos circuitos mais rapidamente. “Além de garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, o investimento da Copel vai proporcionar o acesso do produtor rural à rede trifásica a um custo muito inferior ao que hoje é pago”, afirma.

Os novos equipamentos, com motores trifásicos, normalmente são mais eficientes, baratos e têm uma taxa de falha menor. As redes elétricas trifásicas também favorecem quem pretende ser produtor de energia elétrica nas suas propriedades, uma vez que a rede monofásica limita esta possibilidade.

As linhas têm conexões inteligentes com monitoramento constante da rede, chamados de religadores automáticos, que têm capacidade para identificar problemas e “abrir temporariamente” para passagens de eventuais curtos para evitar desligamento da rede. Os equipamentos também podem ser acionados remotamente pelo Centro de Operação da Copel em Curitiba, caso seja necessário.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação