Parlamentares participam de assinatura de convênio para fortalecer agroecologia em assentamentos da Reforma Agrária Ação da Itaipu Binacional, Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná (CCA-PR) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) contou com a presença dos deputados Goura (PDT), Professor Lemos (PT) e Arilson Chiorato (PT).

16/02/2024 09h45 | por Diretoria de Comunicação, com assessorias.
A parceria, que inclui o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), vai beneficiar 3.500 famílias de agricultores familiares assentados em todo o Estado do Paraná, organizadas em 31 entidades (cooperativas e associações).

A parceria, que inclui o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), vai beneficiar 3.500 famílias de agricultores familiares assentados em todo o Estado do Paraná, organizadas em 31 entidades (cooperativas e associações).Créditos: Rafael Bertelli/Mandato Goura

A parceria, que inclui o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), vai beneficiar 3.500 famílias de agricultores familiares assentados em todo o Estado do Paraná, organizadas em 31 entidades (cooperativas e associações).

Os deputados Goura (PDT), Professor Lemos (PT) e Arílson Chiorato (PT) participaram nesta quinta-feira (15) da assinatura simbólica do convênio “Semeando Gestão e Fortalecendo a Organização Produtiva Sustentável”, entre Itaipu Binacional, Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná (CCA-PR) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

A parceria, que inclui o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), vai beneficiar 3.500 famílias de agricultores familiares assentados em todo o Estado do Paraná, organizadas em 31 entidades (cooperativas e associações). O objetivo é fortalecer os processos de gestão das cooperativas e de organização produtiva das famílias agricultoras, com ênfase na produção sustentável, para que elas tenham acesso a políticas públicas e mercados.

“Mais um dia importante para a agricultura familiar no nosso estado. Os investimentos anunciados através da assinatura desse convênio demonstram que o governo federal está empenhado em atender as demandas dos nossos agricultores familiares, abandonados nos últimos anos pelo governo anterior. As medidas previstas no programa vão impactar na qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos paranaenses e isso é muito importante para o setor e para a população”, argumentou o deputado.

Assinado no ano passado, o convênio faz parte do Programa Itaipu Mais que Energia e atende os princípios da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que contribui para a elevação da produção, produtividade e qualidade de produtos e serviços rurais, por meio de capacitação e apoio financeiro.

Projeto

Autor de um Projeto de Lei que incentiva a agroecologia, o deputado estadual Goura (PDT) elogiou a iniciativa e destacou que “a transição agroecológica é necessária para o desenvolvimento de um modelo de agricultura menos danoso, trazendo benefícios de toda ordem para produtores, consumidores, fauna e ambiente”.

O deputado ressaltou ainda que em outubro de 2023 protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei n.º 833/2023 que trata do reconhecimento legal da transição agroecológica e propõe mecanismos de apoio para viabilizar as unidades agropecuárias que optem e/ou necessitem de transição agroecológica para o seu desenvolvimento produtivo sustentável.

“Ao promover a transição, busca-se alcançar um modelo de agricultura agroecológica que seja ambientalmente correto, economicamente viável, socialmente includente e culturalmente reconhecido”, afirmou Goura.

Já o deputado Arilson Chiorato destacou em suas redes sociais que “proposta é que as organizações envolvidas no convênio produzam e forneçam 9 mil toneladas de alimentos por ano para os programas de alimentação escolar”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação