Pauliki pede atenção especial do governo federal para a reposição de médicos em Ponta Grossa

22/11/2018 16h08 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Marcio Pauliki (SD).

Deputado Marcio Pauliki (SD).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Marcio Pauliki (SD).

A saída dos quase 8,3 mil médicos cubanos do programa Mais Médicos compromete o atendimento à saúde primária pública em todo o país. A gravidade da situação pode ser exemplificada em Ponta Grossa, que perdeu 75% dos profissionais. Diante deste cenário, o deputado estadual Marcio Pauliki (SD) esteve esta semana em Brasília requerendo atenção especial das autoridades federais para a região em que atua.

“Mesmo com os prefeitos tentando remanejar profissionais para tentar amenizar a situação, em alguns casos, como Ponta Grossa, a alta dependência dos médicos cubanos fez com que a área de saúde básica do município ficasse totalmente refém destes profissionais, que agora deverão retornar ao seu país”, enfatiza Pauliki.

Como base de comparação, conforme aponta o edital do programa Mais Médicos publicado esta semana, algumas cidades como Londrina irão repor dez profissionais; Foz do Iguaçu, seis; e Curitiba, cinco. A necessidade de reposição de Ponta Grossa é de 56 novos médicos. “Das 458 inscrições abertas pelo governo federal esta semana para 176 municípios paranaenses, mais de 12% é apenas para Ponta Grossa. Por isso, estamos reforçando às autoridades federais uma atenção e dedicação maior à nossa questão local”, ressalta Pauliki.

“Recebemos a preocupação legítima do deputado Pauliki e imediatamente tomamos providências mais específicas para sua região, através do Ministério da Saúde”, relata Carlos Henrique Sobral, da Secretaria de Governo da Presidência da República.  

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação