Plauto diz que recursos para consórcios fortalecerão área da saúde nos municípios

11/04/2012 17h18 | por Assessoria de Imprensa da 1ª Secretaria

1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), participa da solenidade de adesão ao Programa de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, acompanhou o vice-governador Flávio Arns e o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, nesta quarta-feira (11), em Curitiba, durante a solenidade de adesão ao Programa de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Comsus). Ao todo, 22 consórcios assinaram o termo de adesão, que destinará R$ 26 milhões para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
“São recursos importantes que fortalecerão o atendimento à saúde de todos os municípios paranaenses”, disse Plauto. Para o deputado, a medida representa mais uma ação significativa do governo Beto Richa, que ajudará a melhorar uma área onde existem problemas crônicos que precisam ser enfrentados.

De acordo com Caputo Neto, os recursos deverão ser usados no custeio, execução de obras e aquisição de equipamentos para exames. Dos R$ 26 milhões que serão destinados aos consórcios, R$ 9 milhões serão usados para a construção de cinco centros de especialidades regionais. “Com essa medida estratégica, que fortalece a assistência secundária, resgatamos uma dívida histórica do governo do Paraná com os municípios”, disse.